João Figueiredo previu que o PT ia tentar instituir o comunismo?
A frase atribuída ao ex-presidente militar João Batista Figueiredo é uma previsão sobre o Partido dos Trabalhadores 35 anos atrás?
Uma frase atribuída ao ex-presidente João Figueiredo se espalhou nas redes sociais desde 2015 e voltou a ser questionada no nosso grupo no Facebook. De acordo com publicações que voltaram a ser compartilhada também em grupos de WhatsApp em março de 2021, o então presidente militar João Figueiredo teria dito que o Partido dos Trabalhadores (que estava sendo fundado em 1980) iria tentar instituir o comunismo no Brasil e só iria sair do poder a custa de muito sangue do povo brasileiro!
A frase (que seria uma previsão) teria sido dita pelo presidente durante uma reunião em seu gabinete, no momento em que assinava a criação do PT.
Será que ele disse isso mesmo?
Verdade ou mentira?
Como já mostramos diversas vezes aqui no E-farsas, é muito fácil atribuir uma frase a alguém apenas colocando algumas palavras em uma foto qualquer.
Nesse caso, não encontramos nenhuma prova de que ele tenha dito isso, de fato. Em algumas versões, o último presidente do regime militar brasileiro teria dito isso durante uma reunião em seu gabinete. Já em outras versões, o estadista teria dito isso em um momento de descontração em uma entrevista a um jornal (que não se sabe o nome e tampouco a data).
No Wikiquote, site que reúne frases de pessoas famosas, estão listadas algumas das frases mais célebres (e controversas) proferidas pelo ex-presidente. Encontramos frases documentadas do tipo “Prefiro cheiro de cavalo do que cheiro de povo.” e “Peço ao povo que me esqueça“, mas a tal citação a respeito do PT não foi comprovada.
Segundo o Wikiquote, a tal frase foi atribuída ao Figueiredo no livro 13 anos de arrastão, de 2016. No entanto, não encontramos nada a respeito no livro e tampouco na bibliografia da obra do autor Francisco Ribeiro Mendes.
Procuramos também na Biblioteca da Presidência da República entre os discursos do então presidente no ano de 1980 e nada encontramos.
O PT era uma das ameaças
De fato, o PT – assim como outros partidos e movimentos contra a ditadura militar na época – era uma pedra no sapato do presidente. Em junho de 1983, o Partido dos Trabalhadores realizou em São Paulo a primeira manifestação em favor das eleições diretas para presidente, dando início a uma mobilização popular em todo o país no que foi chamado de Diretas Já, movimento que ajudou a acabar com 21 anos de regime militar.
Conclusão
Não há provas de que o então presidente João Figueiredo tenha previsto que o PT iria tentar instituir o comunismo no Brasil!