Policiais franceses jogaram algemas no chão em protesto contra fechamento de comércios?
Será que o vídeo que mostra policiais jogando algemas no chão é de um protesto contra as ordens de prisão de cidadãos de bem que tiveram seus comércios fechados na pandemia?
O vídeo ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais na primeira semana de abril de 2021, e mostra o que parece ser uma manifestação envolvendo policiais e civis em uma praça. Nas imagens podemos ver os manifestantes jogando algemas no chão, em um ato silencioso.
De acordo com o texto que acompanha o vídeo, que também foi compartilhado em grupos do WhatsApp, os policiais estariam mostrando que se recusam a prender quem não fechar os comércios e que não irão obedecer às ordens de recolher mercadorias dos cidadãos que queiram trabalhar durante a pandemia.
Será que o protesto mostrado no vídeo tem a ver com a recusa dos policiais em cumprir ordens para contenção da pandemia?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas a história por trás dele não tem a ver com ordens recentes de restrições sanitárias e de lockdown.
Em junho de 2020, centenas de policiais e civis ocuparam algumas das principais ruas de Paris França em protestos contra decisões do ministro do interior francês, Christophe Castaner.
A Polícia não recebeu muito bem as críticas feitas pelo político, que afirmou que a polícia francesa é racista e truculenta. A gota d’água foi o anúncio feito por Castaner, dias antes, da proibição do uso de técnicas de estrangulamento em detenções e a suspensão imediata de agentes quando houver “suspeita comprovada” de racismo, além de outras medidas.
A decisão, considerada pela corporação como uma violação da “presunção de inocência” de seus homens, também parece ter deixado – segundo o que disseram os representantes da Polícia de lá – os agentes sem alternativas para realizar prisões de indivíduos potencialmente perigosos.
Em resposta, os policiais jogaram suas algemas no chão, em um ato silencioso e com o apoio de alguns não-policiais. A ideia do protesto foi a de mostrar que os homens da Polícia não iam mais precisar das algemas, já que não poderiam mais prender ninguém…
Momentos antes, os policiais marcharam pela avenida Champs Élysées em direção à sede do Ministério do Interior, sob gritos de “sem polícia, sem paz”.
Outros vídeos circularam na ocasião, como o do jornalista Clément Lanot, que publicou as imagens no seu perfil do Twitter:
Menottes jettées au sol devant la préfecture de police de Bobigny.
Les policiers en colère estiment ne plus avoir les moyens d’interpeller les correctement suite aux annonces de Castaner. pic.twitter.com/TpGDPcPwWB
— Clément Lanot (@ClementLanot) June 11, 2020
Em um vídeo publicado no dia 11 de junho de 2020 pela agência francesa de notícias Brut, é explicado que os policiais consideraram lamentável a posição do ministro sobre as técnicas de prisão e interrogatório. Se algumas dessas técnicas fossem retiradas – diz o repórter no vídeo – “isso complicaria sua capacidade de intervir no campo”.
O ministro deixou o cargo um mês depois.
Conclusão
O vídeo que mostra protesto com policiais jogando algemas no chão não tem relação com lockdown ou outras medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus. Trata-se de uma manifestação ocorrida em junho de 2020 contra a decisão de um ministro em proibir a polícia francesa de usar técnicas mais duras para realizar prisões!