Acidentes
O torniquete é recomendado para quem foi picado por uma cobra?
Assunto voltou a ser comentado na web após exemplo dado pelo presidente Bolsonaro em entrevista! Afinal, é verdade que o torniquete é recomendado para vítimas de picada de cobra?
No dia 27 de abril de 2021, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações durante conversa com apoiadores, negando que tenha minimizado o poder do coronavírus e que tenha chamado a pandemia de ‘gripezinha’.
No entanto, uma afirmação feita pelo presidente quase passou em branco dentre as falas do presidente: Bolsonaro disse que, em caso de emergência, é preciso se fazer alguma coisa, e citou como exemplo o tipo de socorro que se deve prestar a uma vítima de picada de cobra.
Segundo Bolsonaro, é preciso fazer uma sucção ou um torniquete no local ferido!
A recomendação foi comentada nas redes sociais e levantou uma série de dúvidas. Afinal, o que deve ser feito em caso de picada de cobra?
Essa história do torniquete ajudar no tratamento de urgência é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
Nessa reportagem de janeiro de 2020 do UOL, foi levantado que entre 2000 e 2018, o Ministério da Saúde havia registrado 500.901 acidentes com cobras no país. Ou seja, algo em torno de 26 mil picadas em média por ano.
A mesma reportagem também ouviu especialistas que foram unânimes: não se deve fazer torniquete e/ou sugar o local da ferida em hipótese alguma!
Em uma explicação simples, o torniquete faz com que o veneno passe a agir na região de uma forma muito mais concentrada. Essa matéria explica que o torniquete é tão perigoso que pode causar necrose no local!
Para quem ainda hoje em dia acredita que chupar o local da picada ajuda, saiba que isso favorece a entrada de microrganismos na ferida, podendo causar outras infecções (que podem resultar em problemas até maiores que os causados pela picada).
Nesse vídeo feito em parceria com o Instituto Butantan, o repórter Celso Cavallini esclarece várias dúvidas a respeito de picada de cobras e a partir do 27º minuto começa a falar sobre torniquetes:
Procuramos um especialista
Entramos em contato com o biólogo Henrique Charles, profissional especializado em cobras que já nos ajudou a esclarecer vários boatos que circulam pela web. Henrique nos explica que o uso de torniquete é contraindicado para casos de picada de cobras, pois pode-se criar um edema no local e as consequências podem ser muito graves:
“NUNCA faça TORNIQUETE! A peçonha já circulou e o torniquete poderá aumentar o edema e a necrose no local, além de dificultar a ação do soro antiofídico. O torniquete aumentará as chances de amputamento ou perda de mobilidade dos membros.”
Henrique também explica que não é preciso perder tempo tentando capturar o animal:
“Se a serpente estiver visível, pode tirar algumas fotos, mantendo distância segura. Não perca tempo com o animal, não é necessário!
No hospital, o médico fará exames clínicos para saber que tipo de soro deverá administrar, caso confirme o envenenamento.”
Segue abaixo a nota completa enviada pelo biólogo Henrique para o E-farsas:
O que fazer em caso de Picada de Cobra:
Se possível, lave o local da picada com água e sabão e procure socorro imediatamente.
Beba água, beba muita água!
Procure o hospital de emergência o mais rápido possível! Caso não seja possível, acione um dos serviços: bombeiros (193), SAMU (192) ou defesa civil (199), pois todos estes órgãos estão devidamente capacitados para socorrer vítimas de serpentes peçonhentas!
Mantenha o acidentado calmo, de preferência com a área da picada elevada e o paciente deitado.
Se a serpente estiver visível, pode tirar algumas fotos, mantendo distância segura. Não perca tempo com o animal, não é necessário!
No hospital, o médico fará exames clínicos para saber que tipo de soro deverá administrar, caso confirme o envenenamento.
O que NUNCA FAZER:
NUNCA faça TORNIQUETE! A peçonha já circulou e o torniquete poderá aumentar o edema e a necrose no local, além de dificultar a ação do soro antiofídico. O torniquete aumentará as chances de amputação ou perda de mobilidade dos membros.
Nunca use produtos como emplastros, urina ou pó de café, pois poderão contaminar o local e te farão perder o tempo precioso para o atendimento adequado.
Nunca faça cortes, furos ou chupe o local da picada. Isso poderá causar hemorragia ou contaminação grave.
Não atrase o atendimento médico, na busca por tratamentos alternativos, nem tentando capturar a cobra, pois poderá ser picado novamente, ou aumentar o número de vítimas, além de perder um tempo crucial, diminuindo as chances de uma recuperação plena e rápida. Mantenha a vítima hidratada e calma e vá imediatamente para o hospital!
Biólogo Henrique Abrahão Charles e Bióloga Rita de Cássia Lamonica Charles
Especialistas em Serpentes
Para mais informações acesse o nosso site www.biologohenrique.com e siga o Biólogo Henrique nas redes sociais @biologohenrique
O que fazer em caso de picada?
- Lavar o local da picada com água ou com água e sabão;
- Manter o paciente deitado e hidratado;
- Procurar o serviço médico mais próximo;
O que não fazer em caso de acidente com cobras?
- Não fazer torniquete ou garrote;
- Não cortar o local da picada;
- Não perfurar ao redor do local da picada;
- Não colocar folhas, pó de café ou outros contaminantes;
- Não beber bebidas alcoólicas, querosene ou outros tóxicos;
- Não perder tempo tentando capturar o animal.
Como sempre, a prevenção é o melhor remédio
O melhor mesmo é evitar picada de cobras! Como as cobras nunca atacam e sempre picam por se defender, o recomendado é evitar acidentes:
- Use calçados de cano alto em áreas de matas e beiras de rios;
- Recomenda-se o uso de luvas de couro ao manusear lenha, folhas secas etc.;
- Como a maioria das serpentes está mais ativa ao amanhecer e ao entardecer, evite caminhar em vegetação rasteira e jardins nesses períodos;
- Mesmo de luvas, nunca coloque as mãos dentro de tocas ou buracos na terra;
- As cobras também gostam de ficar em ocos de árvores, cupinzeiros etc. Portanto, evite manusear esses locais;
- Acabe com os ratos do local. As cobras adoram essa “delícia” e a falta de oferta do alimento deve afastá-las.
Conclusão
Não use torniquete e não sugue o local da ferida de picada de cobras! Esses procedimentos acabam por agravar o quadro do paciente!