Connect with us

E-farsas

O Dr. Vladimir Zelenko, criador do kit-covid com hidroxicloroquina, vai ganhar o prêmio Nobel da Paz?

Conspirações

O Dr. Vladimir Zelenko, criador do kit-covid com hidroxicloroquina, vai ganhar o prêmio Nobel da Paz?

É verdade que o Dr. Vladimir Zelenko, criador do protocolo de tratamento da COVID com coquetel de remédios contendo hidroxicloroquina. vai ganhar o prêmio Nobel da Paz?   

A afirmação o médico ucraniano-americano Vladimir Zelenko irá receber o prêmio Nobel da Paz por suas contribuições no tratamento precoce do novo coronavirus surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de maio de 2021, sendo compartilhada também em grupos de WhatsApp.

O doutor supostamente laureado com prêmio ficou conhecido por promover um coquetel de três drogas (hidroxicloroquina , zinco e azitromicina) como parte de um tratamento ambulatorial experimental para COVID-19, que ficou conhecido como “Protocolo de Zelenko” e seu nome voltou a aparecer na web brasileira após ser citado em um requerimento na CPI da Pandemia.

Será que isso é verdade mesmo?

Publicações afirmam que o doutor Vladimir Zelenko irá receber o prêmio Nobel da Paz por descobrir a cura da COVID! Será verdade: (foto: Divulgação)

Verdade ou mentira?

Antes de iniciar a pesquisa específica em relação ao prêmio, vamos fazer um breve resumo sobre o doutor citado na corrente compartilhada nas redes sociais. O doutor Vladimir Zelenko virou manchete em março de 2020, quando publicou um vídeo dirigido ao então presidente dos Estados Unidos Donald Trump, afirmando ter testado com sucesso um tratamento experimental para COVID-19 em centenas de pacientes com sintomas semelhantes aos do coronavírus.

Seu tratamento experimental, segundo ele, consistia em um coquetel de três drogas:

  • a anti-malária hidroxicloroquina;
  • o antibiótico azitromicina;
  • o suplemento dietético sulfato de zinco;

Mesmo confessando que seu projeto de estudo não chegou a ser publicado em nenhuma revista científica, muita gente acreditou que o tal tratamento poderia ser promissor e apoiou o doutor. No entanto, as plataformas onde o vídeo foi publicado como o YouTube e Facebook removeram as publicações do doutor por “violação dos termos“.

Outras plataformas de rede social também puniram o médico, como o Twitter que suspendeu a conta de Zelenko por violar regras como “manipulação da plataforma e spam“. 

Em abril de 2020, o doutor Zelenko foi alvo de investigação federal nos Estados Unidos, após dizer em uma palestra por videoconferência que a Food and Drug Administration (órgão norte-americano análogo à nossa Anvisa que regula produtos alimentícios e medicamentos nos EUA) havia concedido a aprovação a um ensaio clínico que ele estava ajudando a organizar. Após algumas semanas, Zelenko negou qualquer irregularidade e disse que achava que seu estudo tinha aprovação da FDA, mas que havia se equivocado.

No mês seguinte, a comunidade médica onde o doutor trabalhava como voluntário respondeu às afirmações do doutor, relatando que o médico não fazia mais parte da comunidade e que ele havia exagerado nos números referentes ao contágio da COVID. 

Meses depois, em junho de 2020, o doutor Zelenko foi um dos “agraciados” com o Skeptical Scalpel, prêmio satírico dado aos profissionais que contribuem para o retrocesso da ciência em todo o mundo. Ele ficou entre o engenheiro molecular da Universidade de Toronto Sachdev Sidhu (que jura ter desenvolvido uma cura para a COVID-19 sem apresentar nenhuma prova disso) e o microbiologista francês Didier Raoult (um dos primeiros a insistir que a cloroquina curava pacientes do novo coronavirus).

Em uma entrevista ao então prefeito de Nova York Rudolph Giuliani, Zelenko disse que havia prescrito seu coquetel para cerca de 450 pacientes que apresentavam os primeiros sintomas da covid-19, mas deixou claro que só receitou esses remédios para pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas, alegando receio por causa dos efeitos colaterais das drogas. O vídeo com a entrevista foi removido pelas plataformas sob a acusação de disseminação de informações falsas.

Cloroquina e derivados são eficazes contra a COVID?

Como já mostramos recentemente aqui no E-farsas, diversas entidades – incluindo a Organização Mundial de Saúde – não recomendam a cloroquina e seus derivados no tratamento contra o novo coronavirus. Em março de 2021, por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que a hidroxicloroquina não seja utilizada como prevenção contra a covid-19 e que deixe de ser prioridade em pesquisas científicas. A decisão foi tomada após seis estudos com 6 mil pacientes mostrarem que a droga não teve efeito significativo na redução de casos e que o medicamento provavelmente aumenta o risco de efeitos adversos.   

O doutor Zelenko recebeu o Nobel da Paz?

Como o texto compartilhado nas redes sociais não especifica o ano da suposta premiação feita ao doutor, procuramos nas listas dos laureados no site do Prêmio Nobel e não encontramos nenhuma menção ao doutor. Em relação à edição de 2021, a lista de indicados é mantida em segredo pelo conselho norueguês do prêmio, mas quem foi indicado pode divulgar à vontade. É o caso do brasileiro ex-ministro da Agricultura, o mineiro Alysson Paolinelli, que teve seu nome aceito em janeiro de 2021. Os documentos de cadastro de Paolinelli no comitê do Nobel estão à disposição, o que não acontece com o doutor Vladimir Zelenko (que não apresentou nenhuma prova de que havia sido indicado para o Nobel da Paz).

Em seu site pessoal, o doutor Zelenko afirma que foi um dos indicados ao prêmio, citando uma matéria do site Internet Protocol. Só que o site citado apagou a publicação, que agora só está disponível no Web Archive.

Em outra publicação é afirmado que o médico não iria receber o prêmio sozinho, mas juntamente com um grupo de médicos. Isso não bate com as regras do Nobel, que premia indivíduos e não grupos.  

Nesse resumo o nome do doutor não foi citado. Entre os mais de 300 indicados estão nomes como o de Donald Trump por sua contribuição na “paz” do Oriente Médio. Não encontramos o nome de Zelenko em nenhuma lista.

Cabe ressaltar que nem todos os indicados são, de fato, premiados. Ou seja, ser indicado não significa ganhar o prêmio.

Origens

Ao que tudo indica, essa história de que o dr. Zelenko havia ganhado (ou que irá ganhar) o Novel da Paz surgiu em fóruns de discussão ligados à teorias conspiratórias como esse, em março de 2021, e daí foi replicado sem as devidas comprovações.

Atualização 08/06/2021

O site DNA India publicou uma lista dos indicados ao prêmio de 2021. Como os nomes não são revelados pela entidade, o site se baseou em uma pesquisa feita pela agência Reuters com legisladores noruegueses e descobriu que os indicados incluem a ativista Greta Thunberg, a OMS e seu programa COVAX para garantir o acesso justo às vacinas COVID-19 para os países pobres, além de outros nomes.

O nome do dr. Zelenko (e tampouco da tal equipe de médicos citada) também não aparece nessa lista!

Atualização 11/10/2021

No dia 04 de outubro de 2021, a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou que os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Medicina são os norte-americanos David Julius e Ardem Patapoutian por suas descobertas sobre receptores de temperatura e toque no corpo humano. Conforme explicado no site do Prêmio Nobel, as descobertas da dupla de pesquisadores mostram como o calor, o frio e o toque podem iniciar sinais no sistema nervoso humano, o que é algo essencial para a sobrevivência.

Atualização 06/07/2022

O doutor Vladimir Zelenko faleceu no dia 30 de junho de 2022,  vítima de um câncer no pulmão, doença que ele vinha sendo tratado desde 2018.

Conclusão

Não há provas de que o médico criador do método Zelenko tenha sido aceito como um dos indicados ao prêmio Nobel da Paz!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top