Crimes
A polícia prendeu um falso enfermeiro dentro do hospital onde o presidente estava internado?
Texto afirma que Joilton Batista Silverio foi detido pelos seguranças do hospital, é filiado ao PCdoB e tinha passagem pela polícia! Será verdade?
A notícia começou a se espalhar através das redes sociais e em grupos do WhatsApp na segunda quinzena de julho de 2021 e afirma que o falso enfermeiro o falso enfermeiro Joilton Batista Silverio teria sido preso após invadir o andar onde o presidente Jair Bolsonaro estava internado. O homem, segundo o texto, é filiado ao PCdoB e tinha passagem pela polícia, mas teria sido detido pelos seguranças do hospital antes de fazer algo de errado contra o mandatário do nosso país.
Ainda de acordo com a notícia acompanhada de uma foto, Joilton não conseguiu cometer nenhum crime dentro das dependências do hospital, pois foi levado pela Polícia Civil.
Será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
Procuramos pelo nome “Joilton Batista Silverio” na lista de filiados do PCdoB no TSE e não encontramos. O partido possui 20 filiados chamados Joilton, mas nenhum deles tem o sobrenome “Batista” e/ou “Silverio”. Também buscamos por variações, como “Jailton”, e igualmente não encontramos. Como a lista mostra também os filiados inativos, significa que o tal Joilton não faz e nunca fez parte do partido citado.
O PCdoB também negou no seu perfil do Twitter que o nome faz parte do quadro de filiação do partido.
Também não encontramos nada a respeito de uma suposta prisão dentro do hospital durante a estadia do presidente nos canais oficiais do governo Federal e tampouco em sites de jornais.
Em nota à agência AFP, a assessoria do Hospital Vila Nova Star disse que nenhum falso enfermeiro foi preso nas suas dependências durante o período da internação do presidente Jair Bolsonaro.
O falso enfermeiro
Quanto à foto do homem vestido de jaleco, trata-se de um caso ocorrido em abril de 2021, quando um homem que se passava por um auxiliar de enfermagem foi preso pela polícia. O caso ocorreu no hospital Platão Araújo, localizado na cidade de Manaus.
Conclusão
A afirmação de que um falso enfermeiro foi preso tentando invadir o andar do hospital onde o presidente estava em tratamento é falsa!