Cinema / TV
Um filme de 1963 previu a variante Ômicron do coronavirus?
Imagem do pôster de um filme de 1963 chamado “The Omicron Variant” teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus! Será verdade?
A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro de 2021 e mostra um pôster de um filme que teria sido lançado em 1963. Com o nome de “The Omicron Variant” (ou “A Variante Ômicron”, em inglês), a película teria o mesmo nome da nova variante do vírus da Covid-19, descoberta na África do Sul.
No pôster compartilhado podemos ver uma mão com uma ferida em sua palma, atrás de um casal que olha para o céu estrelado. A capa do filme ainda trás o seguinte subtítulo: “O dia que a Terra se transformou em um cemitério”!
Será que esse filme previu a nova variante do coronavírus em 1963?
Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca pelo filme no site IMDB, conhecido como um dos maiores banco de dados sobre produções audiovisuais do mundo, e não encontramos nenhum filme com esse nome:
O mais próximo foi o filme Omicron, lançado em 1963. No entanto, a produção não parece ser a mesma. No filme “Omicron” (que está classificado no IMDB com comédia), um alienígena assume o corpo de um terráqueo para aprender sobre o planeta para que sua raça possa assumi-lo. Podemos ver que o pôster é bem diferente:
Também não há nenhum filme chamado “The Omicron Variant” na lista do Wikipedia de filmes lançados em 1963 nos Estados Unidos. A lista do Wikipédia não está completa, mas um filme tão premiado como esse (como é dito no pôster) certamente estaria lá.
Também procuramos pelo filme entre os ganhadores do Prêmio de Ficção-Científica de Trieste, na Itália – conforme indica o pôster – mas não encontramos nenhuma pista…
O jeito foi tentar buscar pelo nomes dos profissionais citados no pôster do filme. Saul Bass, creditado como diretor do longa, realmente existiu e – segundo o IMDB – participou de mais de 50 produções em toda a sua carreira. Esse norte-americano, falecido em 1996, já foi indicado 8 vezes ao Oscar, ganhando o prêmio de Melhor Documentário pelo Why Man Creates, em 1969.
Procurando entre as produções dirigidas por Saul Bass, encontramos um filme de 1974 chamado Phase IV (no Brasil, Fase IV: Destruição). Guarde bem esse nome…
Voltando à pesquisa sobre pôster compartilhado nas redes sociais no começo de novembro de 2021, através de busca reversa na ferramenta gratuita TinEye, chegamos à propaganda original do filme.
Trata-se do longa Phase IV (lembra que a gente falou dele ali no outro parágrafo?), que estreou em 1974. O filme mostra o que acontece quando formigas do deserto formam uma inteligência coletiva e começam a travar uma guerra contra os humanos.
Dá só uma olhada no pôster original:
Podemos ver no YouTube um trecho do filme com a dublagem em português. A seguir, o trailer no idioma original:
Origem da montagem
A publicação mais antiga do pôster forjado foi feita no Twitter no dia 28 de novembro de 2021, pela escritora e comediante irlandesa Becky Cheatle. Na sua postagem, ela assume a autoria da montagem, explicando que colocou o nome da nova variante do coronavírus em pôsteres de filmes de ficção-científica dos anos de 1970:
https://twitter.com/BeckyCheatle/status/1464866651678117892
Conclusão
O filme “The Omicron Variant”, que teria previsto a nova variante do coronavirus em 1963 não existe! O pôster que circulou no começo de novembro de 2021 é uma montagem feita por uma comediante irlandesa!