Cinema / TV
O programa Encontro com Fátima Bernardes apoiou a “saidinha de fim de ano”?
É verdade que o programa da Rede Globo falou dos benefícios da “saidinha de final de ano” e afirmou que isso ajuda na reintegração dos presos na sociedade?
A colagem de imagens começou a ser compartilhada nas redes sociais na última semana de dezembro de 2021, sendo impulsionada após uma publicação feita no perfil de um deputado federal no Twitter no dia 26 de dezembro de 2021.
As imagens mostram dois instantâneos que teriam sido tirados do programa Encontro com Fátima Bernardes e no rodapé de cada uma das imagens podemos ler que a apresentadora estaria apoiando dois assuntos polêmicos:
- “A importância da saidinha de final de ano”
- “Ceia de Natal com aglomeração”
Será que essas imagens são reais? O programa Encontro com Fátima Bernardes apoiou mesmo a “saidinha de fim de ano” e a aglomeração natalina?
Verdade ou mentira?
As imagens usadas nessa colagem foram tiradas da edição do dia 20 de dezembro de 2021 do programa Encontro com Fátima Bernardes que, na ocasião, tratou de assuntos diferentes do que foi compartilhado.
No site GloboPlay podemos ver o quadro completo, que na versão original falava sobre os direitos trabalhistas dos motoristas de aplicativo.
O programa completo, que pode ser assistido nesse link (acesso gratuito mediante cadastro), tratou dos seguintes assuntos:
- Motoristas de aplicativo lutam por reconhecimento de vínculo empregatício;
- A dupla Cleber e Cauan cantam trechos de clássicos da música sertaneja;
- O serviço ConecteSUS completa 10 dias fora do ar após ataque hacker;
Fizemos buscas no site da atração e não encontramos nenhuma edição do programa que tenha tratado da chamada “saidinha de final de ano”.
O que é a saidinha?
As saídas temporárias – conhecidas como “saidinhas” – são benefícios previstos na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas pelo estado de São Paulo. A concessão do benefício é estipulada pela Justiça e apenas presos do regime semiaberto que apresentam bom comportamento tem direito. Os condenados também precisam ter cumprido no mínimo um sexto da pena, se forem réus primários, ou um quarto, se forem reincidentes para solicitar o benefício.
O fim de um benefício chamado indulto de Natal foi uma das promessas do recém eleito presidente Jair Bolsonaro, em 2018, para ano seguinte. A diferença entre o indulto e a saidinha é que, no primeiro, o presidente perdoa a pena do condenado, tornando-o livre. Já no caso da saidinha, o preso é liberado por alguns dias, mas é obrigado a voltar à prisão:
Fui escolhido presidente do Brasil para atender aos anseios do povo brasileiro. Pegar pesado na questão da violência e criminalidade foi um dos nossos principais compromissos de campanha. Garanto a vocês, se houver indulto para criminosos neste ano, certamente será o último. 👍🏻
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 28, 2018
A promessa do presidente criou uma certa confusão entre seus eleitores que acreditaram no discurso, passando a acreditar que a “saidinha” iria ser extinta. No entanto, tanto a saidinha quanto o indulto continuaram ano após ano, visto que o presidente recuou a sua decisão e continuou com o indulto no natal do ano seguinte e de novo em 2020 e novamente em 2021.
Quanto às “saidinhas”, elas também continuam, de acordo com a Lei de Execução Penal n° 7.210/84.
Voltando às montagens
Compare abaixo as imagens adulteradas com as reais, retiradas diretamente do site GloboPlay:
No dia 28 de dezembro de 2021, a apresentadora Fátima Bernardes falou sobre o assunto em seu programa, mostrando indícios de adulteração nas imagens compartilhadas, como o tipo de letra e as cores dos elementos gráficos (que são diferentes das usadas no Encontro com Fátima Bernardes).
Bernardes também disse que essa não foi a primeira vez que seu programa foi vítima de notícias falsas e que o nome disso é crime. A apresentadora também fez um apelo aos espectadores para que evitem compartilhar desinformação pela web!
Que delícia ver a Fátima Bernardes sambando na cara do Eduardo Bolsonaro depois da fake news que ele postou dela ontem 🗣 pic.twitter.com/R1xhr8FObs
— PEDRAO (@Itspedrito) December 28, 2021
Após polêmica, o deputado federal – que já tinha publicado notícias falsas a respeito desse mesmo programa da Rede Globo em outras ocasiões – removeu sua postagem feita no Twitter. Já o perfil que publicou as montagens dois dias antes do deputado, mantém a postagem no ar.
Atualização 29/12/2021
Após a publicação da nossa checagem, o perfil citado apagou a postagem. O alerta foi dado pelo excelente Projeto 7C0:
Começando a listagem de tweets recuperados para INDIGNADO 🇧🇷🇧🇷🇧🇷.
— Projeto 7c0 (@projeto7C0) December 29, 2021
Conclusão
As imagens mostrando que o programa Encontro com Fátima Bernardes apoia a “saidinha de final de ano” e a “aglomeração natalina” são falsas! Elas são adulterações de imagens tiradas da edição do dia 20 de dezembro de 2021 que tratava de outros assuntos que nada tem a ver com o que foi compartilhado nas redes sociais.