Falso
A biometria será obrigatória nas eleições de 2022?
Texto compartilhado nas redes sociais afirma que o cadastro da biometria será obrigatório para se votar nas eleições de 2022, mas a imprensa está escondendo isso! Será verdade?
A afirmação começou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram no final de janeiro de 2022 e afirma que só poderá votar em 2022 quem tiver a biometria devidamente cadastrada no TSE!
O texto ainda afirma que a imprensa não está anunciando isso para favorecer a vitória da Esquerda.
Será que isso é verdade mesmo? A biometria será obrigatória para se votar em 2022?
Verdade ou mentira?
O cadastro da biometria é um processo criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cadastrar as impressões digitais dos eleitores e tem como finalidade agilizar sua identificação na hora de votar, além de diminuir fraudes no local da votação, visto que por meio das impressões digitais é garantido que uma pessoa não vote no lugar da outra.
Iniciado nas Eleições de 2008 em alguns municípios, a identificação biométrica foi ampliada pela Justiça Eleitoral para mais 57 outros municípios nas eleições de 2010 e o alcance do projeto foi se ampliando a cada novo pleito.
Acontece que, devido à pandemia do novo coronavirus, o TSE atendeu ao Plano de Segurança Sanitária – elaborado pelo TSE em parceria com o Ministério da Saúde – e não solicitou a identificação biométrica do eleitorado nas eleições de 2020.
Agora, para as eleições de 2022, a exigência da biometria para votar continuou suspensa. Ou seja, segundo o próprio TSE, não é preciso estar com a biometria cadastrada para votar em 2022, portanto a afirmação que se espalhou em janeiro de 2022 é falsa!
Basta um documento com foto
A Justiça eleitoral esclarece que, de acordo com a Resolução TSE nº 23.669/2021, os documentos que serão aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação são:
- carteira de identidade;
- identidade social;
- passaporte;
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho
- e carteira nacional de habilitação.
Ainda, para quem já têm a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, e possível se identificar através do aplicativo e-Título como forma de identificação.
Conclusão
É falsa a afirmação de que a biometria será obrigatória para se votar nas eleições de 2022!