Dinheiro
O ex-presidente Lula disse que vai cortar os benefícios das igrejas quando for eleito?
É verdade que o ex-presidente publicou em suas redes sociais que o seu governo irá acabar com os benefícios das igrejas e que elas terão que pagar impostos?
A imagem com um recorte de uma publicação feita numa rede social começou a se espalhar pela web na segunda semana de fevereiro de 2022, e mostra uma promessa que teria sido feita pelo pré-candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva.
No texto, Lula teria prometido cortar todos os benefícios das igrejas e que, quando for eleito, passaria a cobrar impostos dessas entidades. Além disso, Lula teria afirmado que ninguém irá mandar mais que o seu governo, nem mesmo Deus!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca no perfil do ex-presidente Lula no Twitter e a única menção que encontramos do político a respeito de impostos e igrejas foi feita por ele no dia 15 de setembro de 2020, mas nada sobre casamento gay e dívida histórica sobre escravidão:
Eu sou contra isenção de impostos pra igreja católica, evangélica, ou qualquer que seja. Porque no Brasil quem paga imposto é o povo pobre. As igrejas tem canal de televisão, tem rádio, a conta não pode ficar nas costas do povo.
— Lula (@LulaOficial) September 15, 2020
No seu perfil oficial no Facebook, Lula também não nada parecido com o que o recorte compartilhado mostra.
Também procuramos por publicações do ex-presidente que poderiam ter sido apagadas por quem cuida das suas contas nos serviços Archive.is e WebArchive e igualmente não encontramos nada.
O excelente Projeto 7c0, que faz um trabalho fenomenal de arquivar tuites apagados de atores da política brasileira, também não mostra essa publicação que teria sido feita por Lula.
Cadê os prints com variações?
Como aconteceu em um caso envolvendo uma falsa publicação associada ao então deputado federal Jair Bolsonaro – onde ele teria dito que “o povo é soberano quando pede o impeachment de um presidente” – apenas um único print da suposta afirmação parece ter sido feito. Isso soa muito estranho, pois o Twitter oferece a opção de uso com o fundo preto ou com o fundo branco e, caso mais alguém tivesse tirado um print da postagem, veríamos variações desses prints nas duas cores espalhadas por aí.
Conclusão
Apesar de já ter se manifestado publicamente contra a isenção de impostos para igrejas, não encontramos indícios de que o ex-presidente Lula tenha afirmado em suas redes sociais que iria acabar com os benefícios para as igrejas e que nem Deus vai mandar mais que o seu governo.