Connect with us

E-farsas

A sonda Curiosity encontrou uma flor em Marte?

Conspirações

A sonda Curiosity encontrou uma flor em Marte?

É verdade que a sonda da NASA encontrou uma flor em Marte e essa é uma prova de que há formas de vida no Planeta Vermelho?

A notícia surgiu na primeira semana de março de 2022 e se espalhou rapidamente em publicações feitas em sites e blogs. De acordo com o texto, a sonda Curiosity teria encontrado o que parece ser uma forma de vida mineral-vegetal em Marte!

A descoberta seria uma das provas que estávamos esperando de que existe vida fora da Terra, mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

É verdade que a NASA encontrou uma flor em Marte (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 24 de fevereiro de 2022, a câmera MAHLI da sonda Curiosity fotografou uma formação esquisita no solo de Marte, uma coisa que parece um coral ou uma “planta de pedra” e isso alimentou inúmeras teorias a respeito da existência de vida fora da Terra.

Apesar de não ser algo tão extraordinário para os técnicos da NASA, visto que formações desse tipo já foram registradas diversas outras vezes, foram dadas instruções para que a sonda tirasse fotos mais de perto da tal flor (veja aqui outras fotos). 

A “flor” foi encontrada perto de Aeolis Mons, também conhecido como Monte Sharp, dentro da cratera Gale que o rover estuda desde 2012, quando pousou no Planeta Vermelho.

A verdade mesmo é que, infelizmente, não se trata de um ser vivo e tampouco de um vegetal fossilizado! A apelidada “Blackthorn Salt” (algo como “sal de espinheiro”, em inglês) é apenas uma estrutura chamada cristalina diagenética, formada pela sedimentação de minerais em reação à presença da água.

Explicando a grosso modo, é mais ou menos como acontece nas cavernas aqui na Terra, onde podemos ver estalactites e estalagmites, só que as de Marte foram destruídas pela erosão ao longo dos milênios, sobrando apenas as formações “mais duras”. 

Conforme explicado pela Abigail Fraeman, cientista planetária e vice-cientista do projeto para o Curiosity – em entrevista para ao site Livescience – a rocha semelhante a uma flor é feita de minerais que precipitaram de água antiga que havia sido previamente misturada com rocha marciana. 

“As características diagenéticas encontradas em Marte são semelhantes em tamanho, mas podem ter uma forma ramificada, também conhecida como forma dendrítica, como o Blackthorn Salt, ou ser mais arredondada ou até esférica, como outras rochas na mesma foto”, disse a cientista

Em seu perfil no Twitter, Abigail dá mais informações sobre a rocha:

Conclusão

Infelizmente, a formação encontrada em Marte não é uma flor ou uma planta e tampouco prova que há (ou houve) vida fora da Terra! Trata-se de um tipo de rocha que se formou na época em que havia água no Planeta Vermelho!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Conspirações

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top