Crimes
Vídeo mostra mulher impedindo o sequestro de uma criança! Será verdade?
Filme compartilhado nas redes sociais mostra o exato momento em que uma vendedora consegue frustrar os planos de um sequestrador de crianças! Será verdade?
O vídeo, que teria sido gravado por câmeras de segurança no Brasil, tem cerca de 2 minutos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais – além de grupos de WhatsApp – na primeira quinzena de março de 2022. Nele podemos ver uma menina comprando sorvete em um bar enquanto um homem disfarça ao telefone, a poucos metros dali. Quando a criança sai do bar e caminha pela calçada, o homem corre na direção dela com a aparente intenção de jogá-la para dentro de seu carro, que já estava com a porta aberta!
O sequestro aparentemente só não deu certo porque a vendedora que havia atendido a menina suspeitou do sujeito e correu para salvar a criança, evitando o crime.
Será que esse vídeo é verdadeiro ou falso?
Apesar do vídeo viralizar em março de 2022, ele surgiu um mês antes, no Facebook. A primeira postagem foi feita no perfil da produtora de conteúdo equatoriana Renata Chonlong, no dia 17 de fevereiro de 2022. O vídeo não está mais disponível, mas podemos ver um arquivamento da página feita pelo site Archive.is.
No YouTube, outro vídeo foi publicado na mesma ocasião e com o enredo semelhante, mas o caso teria ocorrido em outro local. No entanto, podemos ver que se trata do mesmo lugar, porém com a câmera filmando do lado oposto:
Perceba também que o vídeo não parece ter sido gravado no Brasil, mas tudo indica que as cenas foram gravadas no Equador:
No dia 22 de fevereiro de 2022, Chonlong explicou em uma live que as filmagens mostradas em seus vídeos são todas encenadas e que cria conteúdos como esse “para conscientizar” sobre os diferentes perigos que uma criança pode enfrentar.
No mês seguinte, a criadora de conteúdo estreou uma nova página no Facebook onde publica vários vídeos com situações parecidas com a do vídeo que viralizou aqui no Brasil.
Conclusão
É verdade que os responsáveis por suas crianças devem tomar cuidado com sequestros e roubos, mas o vídeo que mostra uma tentativa frustrada de sequestro de uma menina é falso! Ele foi encenado no Equador e postado em uma página no Facebook com o intuito de conscientizar os pais sobre os perigos que as crianças podem enfrentar!