Falso
A CNN de Portugal noticiou que um comandante russo ‘acordou morto’?
É verdade que a CNN de Portugal publicou uma notícia afirmando que um comandante russo acordou morto após bombardeio na Ucrânia?
A imagem começou a se espalhar na primeira semana de maio de 2022 e mostra uma foto que teria sido tirada da CNN de Portugal com os seguintes dizeres: “Comandante russo acorda morto na Ucrânia”.
A manchete parece fazer parte de uma reportagem feita pela enviada especial do canal, Ana Sofia Cardoso, que estaria acompanhando os últimos acontecimentos dos conflitos entre a Rússia e a Ucrânia!
Será que a CNN Portugal cometeu essa gafe mesmo?
Verdade ou mentira?
A imagem é falsa! Trata-se de uma montagem feita em cima de um vídeo veiculado pela CNN no dia 30 de abril de 2022. Como podemos ver nas imagens originais abaixo, a manchete real é “20 civis foram retirados pela ONU da fábrica Azovstal”. O vídeo original pode ser assistido na íntegra no site da CNN e a imagem usada na montagem pode ser conferido aos 19:11 minutos:
O boletim da jornalista Ana Sofia Cardoso falava sobre um trabalho em conjunto das Nações Unidas juntamente com a Cruz Vermelha, que conseguiu retirar 101 civis da siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, além de outras áreas na Ucrânia. Eles estavam no local há dois meses para se proteger dos ataques russos à cidade, no sul do país.
Na ocasião da reportagem, 20 civis haviam sido retirados do local!
Conclusão
A imagem que mostra uma manchete da CNN noticiando que um comandante russo teria acordado morto é falsa! Trata-se de uma montagem feita em cima de uma reportagem veiculada na emissora no dia 30 de abril de 2022, que falava sobre a retirada de civis de uma siderúrgica no sul da Ucrânia.