Conspirações
O pai do humorista Fábio Porchat foi preso por desviar 1 bilhão da Lei Rouanet?
É verdade que Fábio Ferrari Porchat de Assis, pai do Fábio Porchat, foi delatado em 2016 pelo desvio de 1 bilhão de reais da Lei Rouanet?
A afirmação voltou a ser compartilhada através de grupos do WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de junho de 2022 e, de acordo com a publicação, o pai do humorista e apresentador Fábio Porchat teria sido delatado e preso pelo desvio de R$ 1 bilhão dos cofres públicos.
O texto afirma que os recursos teriam sido desviados da Lei Rouanet e que a prisão explicaria a raiva que o comediante teria do Governo atual!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
Apesar dessa história circular recentemente, o assunto já havia se espalhado há tempos na web, mais precisamente em dezembro de 2019. A época coincide com uma campanha feita contra Fábio Porchat e seus colegas do Porta dos Fundos, que haviam estreado um polêmico especial de fim de ano na Netflix sobre a “Primeira Tentação de Cristo”.
Para descobrir a verdade sobre a afirmação de que o pai do Porchat teria sido delatado em um esquema de corrupção de R$ 1 bilhão, bastou uma rápida busca no Google. Logo nos primeiros resultados, de notícias veiculadas na imprensa, podemos ver que o nome do pai do humorista Fábio Porchat chegou a ser citado em um depoimento sobre supostas fraudes em livros fiscais para sonegação de impostos.
Segundo uma testemunha (que não cita diretamente o empresário) o esquema fraudulento envolvendo o grupo Bellini Cultural teria sido feito com a ajuda da Academia Latino-Americana de Artes (ALA), essa dirigida pelo pai de Fábio Porchat.
É bom deixar claro que o Fábio (o pai) deu entrevistas na época, negando envolvimento com qualquer irregularidade, além de provar que entregou toda a documentação – livros fiscais e demais documentos – para as autoridades.
Não houve nenhuma denúncia contra o empresário, que – como dissemos lá em cima – era diretor na Academia Latino-Americana de Artes na ocasião. Em 2018, o Ministério Público ofereceu 27 denúncias de fraude no uso de Lei Rouanet envolvendo o Grupo Bellini Cultural e, como podemos ver, o nome do pai do Fábio Porchat não é citado nenhuma vez!
Conclusão
Não é verdade que o empresário Fábio Ferrari Porchat de Assis, pai do Fábio Porchat, foi delatado em 2016 pelo desvio de 1 bilhão de reais da Lei Rouanet. Seu nome apareceu em reportagens da época por ser o diretor de uma academia de artes associada ao Grupo Bellini Cultural, alvo da Operação Boca Livre!