Conspirações
O filho do Lula é o maior acionista da Petrobras?
Vídeo afirma que o filho do ex-presidente Lula é o maior acionista da Petrobras e que isso explicaria o aumento no preço dos combustíveis! Será verdade?
O vídeo tem pouco mais de um minuto de duração e já foi visto milhares de vezes desde a sua primeira publicação, no final de junho de 2022. Nele podemos ver trechos do ex-presidente Lula falando sobre a Petrobras, ao lado de fotos de um de seus filhos. Juntamente com os trechos de discursos de Lula, uma voz revela um suposto esquema envolvendo o filho do ex-presidente e a Petrobras: O Lulinha seria o maior acionista da empresa petrolífera!
Isso explicaria, segundo o que diz a voz no vídeo, a alta nos preços dos combustíveis, mas será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Não é de hoje que o “filho do Lula” aparece em boatos eletrônicos envolvendo grandes quantias em dinheiro. Em novembro de 2019, fizemos um vídeo explicando que o tal filho do Lula são, na verdade, três filhos e que nenhum deles esteve envolvido nos inúmeros crimes de corrupção nos quais foram acusados.
Explicamos também no vídeo que alguns dos filhos do ex-presidente Lula chegaram a ser investigados, mas que nenhum deles tem uma Ferrari de ouro e tampouco é dono da Friboi:
Quem é o maior acionista da Petrobras?
Para descobrir quem é o maior acionista da Petrobras, basta uma busca no quadro da Composição Acionária da empresa. Podemos verificar que quem detém o maior Capital Total (28,67%) e a maior porcentagem nas ações ordinárias (50,30%) é o Governo Federal!
É importante ressaltar que as ações ordinárias, as quais a União é sócio majoritária, dão direito a voto, o que dá ao governo federal o poder de indicar o presidente da Petrobras.
O Poder Executivo, como dono da maior parte das ações, pode também escolher sete dos dez membros do conselho de administração da estatal e essa junta é quem define a política de preços dos combustíveis (incluindo aí possíveis reajustes).
Ou seja, se tem um sócio que pode interferir de alguma forma nos preços dos combustíveis, esse alguém é o governo federal…
Não encontramos reportagens ou documentos que associem o nome de qualquer um dos filhos do ex-presidente Lula a grandes acionistas da Petrobras. A única “prova” é um vídeo com uma voz anônima que não apresenta nenhuma comprovação daquilo que está afirmando.
Por que tá tão caro?
A política da Petrobras para os combustíveis, a PPI (Política de Paridade Internacional) foi uma decisão administrativa adotada em 2016 pela Petrobras, durante o governo de Michel Temer, que equipara os preços dos derivados do petróleo do mercado interno aos de importação.
Com a alta no dólar e a escassez de petróleo em países do mundo todo – aliada a uma falta de políticas públicas para conter a inflação aqui no Brasil – a tendência é a de que o preço dos combustíveis tenda a subir cada vez mais.
No entanto, especialistas explicam que qualquer mudança nessa política de preços pode causar sérios problemas na Economia e que isso (alguma mudança) era algo que deveria já estar em estudo há anos (o que não parece ter acontecido com o governo atual).
Conclusão
Não é verdade que o “filho do Lula” é o maior acionista da Petrobras! De acordo com o quadro de acionistas publicado no site da empresa, o Governo Federal detém a maior porcentagem de ações da Petrobrás, o que lhe dá o poder de voto e de indicar o presidente e a maioria dos conselheiros da estatal!