Conspirações
O assassino do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe aparece em fotos louvando Che Guevara?
Fotos mostram que o assassino do ex-premiê japonês Shinzo Abe é fã do comunismo! Será verdade?
As imagens começaram a se espalhar através das redes sociais na segunda semana de julho de 2022, pouco tempo após o assassinato do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, no dia 08 de julho de 2022. Nelas podemos ver um homem posando com símbolos comunistas, como imagens do guerrilheiro argentino Che Guevara e um chapéu soviético!
De acordo com o texto que acompanha a colagem de fotos, o sujeito é o assassino do ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe e que a mídia estaria tentando esconder quais seriam suas inclinações políticas.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 08 de julho de 2022, o ex-primeiro-ministro do Japão Shinzo Abe morreu, aos 67 anos de idade, após ser baleado em Nara, cidade localizada no oeste do Japão. O atentado ocorreu durante um discurso do ex-premiê, por um homem de 41 anos de idade identificado como Yamagami Tetsuya com uma arma de fabricação caseira!
Yamagami Tetsuya confessou o crime e disse que cometeu o assassinato motivado por uma seita que ele fazia parte, rival de Shinzo Abe. Tetsuya é um desempregado de 41 anos e foi membro das Forças de Autodefesa Marítima japonesas.
No site Lai Times é possível ver em fotos como era o rosto do criminoso em épocas diferentes da sua vida.
Quem é o homem ao lado de Che Guevara nas fotos?
As fotos que foram compartilhadas como sendo do assassino de Shinzo Abe são, na verdade, do também japonês Hideo Kojima, designer de jogos eletrônicos que trabalhou para a Konami.
A foto do Kojima usando um chapéu do exército soviético com o símbolo do comunismo pode ser vista em preto e branco no perfil oficial do Instagram do próprio designer de games e foi publicada por ele em outubro de 2019.
Já a foto em que ele aparece ao lado de um quadro do Che Guevara já era compartilhada desde 2019 em fóruns de discussão
Quanto à terceira foto, encontramos versões dela publicadas desde 2017:
チェとジョーカー pic.twitter.com/lGEkGMkaJn
— Ayako (Touchy!) (@Kaizerkunkun) August 25, 2017
Segundo a imprensa francesa, esse rumor associando o Kojima ao atentado parece ter começado através de postagens feitas por Damien Rieu, um político de extrema-direita que vira e mexe cria notícias falsas no Twitter.
No entanto, Rieu se aproveitou de postagens humorísticas feitas em grupos do fórum 4Chan como se aquilo fosse real e, poucas horas depois, publicou um pedido de desculpas ao Kojima em seu perfil no Twitter:
J’ai naïvement pris une blague pour une information. Je ne pensais pas qu’on pouvait faire de l’humour sur l’assassinat d’un homme mais j’ai eu tort de ne pas vérifier avant de partager.
Mes excuses à #HideoKojima et aux fans de #MetalGear 🙏🏼 https://t.co/XMSUVY5oGY— Damien Rieu (@DamienRieu) July 8, 2022
Antes dele, O comediante francês Georges Jordito já havia publicado a falsidade no Twitter como se fosse real e “despublicou” rapidamente quando percebeu que havia caído numa “brincadeira”.
Kojima ameaçou de processo
O criador de jogos de vídeo game Hideo Kojima ameaçou processar todos que contribuíram para que o seu nome fosse falsamente associado ao crime que comoveu o Japão.
Através do perfil da sua empresa no Twitter, Kojima afirmou que tomará as medidas legais cabíveis:
#KojimaProductions strongly condemns the spread of fake news and rumors that convey false information. We do not tolerate such libel and will consider taking legal action in some cases. pic.twitter.com/fDi0FR9kB0
— KOJIMA PRODUCTIONS (Eng) (@KojiPro2015_EN) July 9, 2022
Conclusão
O homem que aparece em colagem de fotos com símbolos comunistas não é o assassino do ex-premiê Shinzo Abe. Trata-se do criador de jogos de videogame Hideo Kojima!