Falso
Máquina separa bolinhas por cores através de nanotecnologia! Será verdade?
Vídeo mostra uma máquina que usa a mais alta tecnologia para separar bolinhas por cores! Será verdade?
O filminho tem menos de 10 segundos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais na primeira semana de agosto de 2022. Nele podemos ver um tipo de máquina que parece separar centenas de bolinhas por cores instantaneamente!
O dispositivo se baseia no Tabuleiro de Galton e os textos acompanham o vídeo afirmam se tratar de uma tecnologia super avançada que se aproveita de propriedades quânticas para separar as cores.
Será que esse vídeo é real?
Verdade ou mentira?
O vídeo é falso!
Alguns usuários publicaram inúmeras teorias para tentar explicar o vídeo, como o desse vídeo abaixo que sugere que o filme teria sido gravado de cabeça pra baixo, mas a verdade mesmo vamos explicar depois desse aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=0FtMHZj0stI
A verdade por trás desse vídeo é que trata-se de uma criação feita por um artista digital com ajuda de computação gráfica!
O criador do filminho, identificado apenas como Ztar92 no fórum da empresa responsável pelo software gráfico Blender, publicou a sua criação no dia 17 de julho de 2022 na galeria da empresa, explicando que ele havia criado a cena.
Em um dos comentários no fórum, Ztar92 deu mais detalhes da sua obra.
Nova versão de um vídeo antigo
Já checamos aqui no E-farsas, em 2018, um vídeo de uma máquina semelhante e que fez bastante sucesso na época. Descobrimos que as imagens também foram geradas com ajuda de computação gráfica, mas muita gente acreditou que era verdade!
Conclusão
O vídeo que mostra uma máquina separando centenas de bolinhas coloridas é satisfatório, mas é falso! Trata-se de um trabalho feito por um artista digital com a ajuda de computação gráfica!