Humor
Entrevistamos o site de noticias humorístico G17!
Batemos um papo com o pessoal do site humorístico G17 que é responsável pela criação de várias das notícias falsas que acabam circulando pela web como se fossem reais.
Muitas vezes o E-farsas começa a pesquisar uma notícia falsa da web e acaba descobrindo que quem inventou foi o G17. Para quem não conhece, o blog G17.com.br tem o layout parecido com um portal de notícias sério, mas possui somente notícias engraçadas inventadas por uma equipe de redatores espalhados pelo Brasil.
Comandado pelo editor Rafael Gustavo, o G17 surgiu em março de 2011 e, atualmente tem cerca de 1,5 milhões de visualizações diárias e já passou dos 100mil fãs no Facebook!
Rafael tirou um tempinho para responder algumas perguntas ao E-farsas:
@efarsas – Vocês ainda se surpreendem quando as pessoas acreditam em alguma notícia falsa postada no G17?
@G17_oficial – Com os leitores não. É comum um leitor, que ainda não conhece o G17, acessar o site rapidamente, ler apenas o titulo e acreditar na notícia. Isso acontece muito porque o internauta não verifica o restante do site, nem ler a notícia por completo para verificar que se trata de uma piada, uma sátira. Mas o que me surpreende são os Portais de Notícias que reproduzem conteúdo da web sem verificarem a fonte e a veracidade da informação.
Por que as pessoas (jornalistas, inclusive) caem nessas pegadinhas?
Não sei responder esta pergunta com exatidão. Acredito que alguns fatores: desatenção, pressa para publicar uma notícia “bombástica” e sair na frente do concorrente, ou talvez, vontade de divertir os leitores.
Existe alguma fórmula para se criar uma boa notícia fake?
Se existe, até hoje não descobri. Tem notícia que acredito que fará sucesso, mas acontece o contrário, e vice-versa. Já escrevi uma notícia que, achei tão péssima e pensei em descartar, mas quando publiquei fez o maior sucesso.
Quais foram as notícias inventadas pelo G17 que tiveram mais repercussão na mídia?
- Garoto morre após se masturbar 42 vezes seguidas
- Político é engolido por cobra sucuri no Amazonas
- Garota engravida de Macaco Chimpanzé e pai quer fazer o casamento
- Mark está triste com o comportamento dos brasileiros no Facebook
Sobre quais assuntos que o G17 não trata de jeito nenhum? Existe alguma censura interna?
Não chamo isso de censura, mas não produzimos sátira sobre tragédias que possa afetar ou fazer as pessoas rirem da imagem das vítimas.
Alguém já se irritou com algum post do G17? Processos?
É normal um leitor se irritar. Tem leitor que rir da piada A, reclama da piada B, agradece pela piada C, nos xingam por causa piada D. A piada agrada uns, outros não. Com relação a processos, não.
Quais são os planos do G17? Podcast, vídeocast? Já receberam algum convite da TV?
Futuramente vamos trabalhar com vídeos, sim. Também existe um projeto e uma negociação para que o G17 ganhe espaço na TV, mas sem data definida. Preciso ainda reunir equipe de pessoas com talento para trabalhar o formato de humor do G17 na TV e canais de vídeos online.
Conclusão
O E-farsas agradece a atenção do G17 e espera que eles continuem inventando muitas e muitas histórias, gerando mais trabalho para nós!