Conspirações
Filho de Bolsonaro postou foto de campanha antitabagista como se fosse da perna doente se seu pai?
É verdade que Carlos Bolsonaro postou foto de uma perna ferida como se fosse a do seu pai, mas a imagem teria sido tirada de propaganda do Ministério da Saúde para campanha de antitabagismo?
A imagem começou a circular no começo de dezembro de 2022, logo após a publicação de uma foto feita pelo filho de Jair Bolsonaro, Carlos, nas suas redes sociais. Ela mostra que o vereador Carlos Bolsonaro teria postado uma foto usada em maços de cigarro de uma perna ferida como se fosse a perna de seu pai.
A imagem, segundo o que foi compartilhado nas redes sociais, faria parte das fotos da propaganda do Ministério da Saúde para campanha sobre antitabagismo, que mostram os malefícios causados pelo consumo de cigarros. O vereador Carlos Bolsonaro teria usado indevidamente a imagem numa tentativa de enganar seus seguidores em relação ao estado de saúde do presidente Jair Bolsonaro.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
No dia 04 de dezembro de 2022, o vereador Carlos Bolsonaro publicou em suas redes sociais uma foto que ele afirma ser da perna ferida de seu pai, o presidente Jair Bolsonaro. Carlos diz na publicação que se trata de uma erisipela e que a doença já estaria sendo tratada:
“A erisipela desenvolvida na perna do meu pai. Foto tirada de poucos dias atrás. Fui informado que nesta fase já estava em processo de recuperação e tudo corre muito bem!”, postou Carlos Bolsonaro nas suas redes sociais.
A erisipela é causada por uma bactéria que consegue entrar no organismo através de ferimentos na pele, que podem ser picadas de insetos, micoses e pequenos cortes.
A imagem foi retirada de maços de cigarros?
Para responder a essa pergunta, basta uma visita ao site da Anvisa, que é a agência reguladora da vigilância sanitária, vinculada ao Ministério da Saúde. É ela que determina e controla quais imagens devem ser colocadas nos maços de cigarros como parte de uma campanha de advertência sobre os malefícios do tabagismo.
A Anvisa possui uma página com todas as imagens e regras para a utilização dessas peças de advertência. Não encontramos lá a imagem de uma perna ferida próxima à panturrilha, como a que foi publicada por Carlos Bolsonaro.
Também não encontramos a imagem em buscas reversas, como no TinEye ou Google Images.
A imagem original, usada na fotomontagem, é essa abaixo. Ela foi publicada em 2017 no site da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para ilustrar a notícia sobre a obrigatoriedade da advertência imposta pela Anvisa aos fabricantes de cigarros:
Conclusão
Não é verdade que o vereador Carlos Bolsonaro usou uma foto de maço de cigarros como se fosse da perna ferida de seu pai!