Conspirações
O homem que tentou explodir uma bomba em Brasília trabalha na Petrobras e é petista?
É verdade que George Washington de Oliveira Sousa, autor da bomba que ia explodir em aeroporto de Brasília, trabalha na Petrobras e por isso é petista?
As publicações começaram a se espalhar através das redes sociais no final de dezembro de 2022, pouco tempo depois da divulgação do nome do homem que tentou explodir uma bomba em um aeroporto em Brasília, na véspera de Natal. Segundo que se espalhou, George Washington de Oliveira Sousa faz parte do sindicato da Petrobras, além de ser vinculado ao Partido dos Trabalhadores.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 24 de dezembro de 2022, a Polícia Civil do Distrito Federal prendeu o até então suspeito de ter tentado explodir um caminhão de combustível em Brasília. Durante o interrogatório, o homem confirmou ter sido ele o autor da tentativa terrorista e se declarou bolsonarista, além de confirmar ter participado do acampamento criado em frente ao quartel-general do Exército na capital federal em protesto golpista contra a Democracia.
Uma busca feita pela Polícia no apartamento do criminoso encontrou cinco outras bombas semelhantes à que ele usou no caminhão, além de armas (dentre elas, um fuzil).
O homem, um empresário do ramo de gás no estado do Pará, se declarou apoiador incondicional do presidente Jair Bolsonaro, como podemos ver em publicações feitas por ele em suas redes sociais:
Chora PTralhada! Chora,que o choro é livre!!!
— George Washington Oliveira Sousa (@GeorgeW24354532) April 23, 2022
Também não encontramos o nome do sujeito na lista de filiados do Partido dos Trabalhadores.
Ele é do sindicato da Petrobras?
A alegação de que o homem preso trabalha no sindicato de funcionários da Petrobras é falsa! Tudo se baseia em uma busca feita no site Jusbrasil, que cataloga todos os processos brasileiros. No entanto, uma busca por processos contendo o nome do autor da bomba nos leva a esse, com o título “Embargado: SITRAMICO – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Pará”. Ou seja, não se trata de “um sindicado de funcionários da Petrobras”.
No depoimento que deu à Polícia, George afirma residir na cidade de Xinguá (ou Xinguará), no estado do Pará e trabalhar como gerente de posto de gasolina.
Uma busca nos mostra que ele é proprietário de uma empresa chamada “G W PETROLEO”, cuja razão social é “G W DE O SOUSA & CIA LTDA – EPP”, sob o CNPJ 07.359.880/0001-36. A empresa foi aberta em maio de 2005.
Conclusão
Não é verdade que o homem que tentou explodir uma bomba no Aeroporto de Brasília trabalha em um sindicato da Petrobras e tampouco há provas de que ele seja admirador do Partido dos Trabalhadores!