Crimes
O uniforme do médico que atendeu membros da tribo Yanomami mostra que eles são da Venezuela?
É verdade que o médico que atendeu os yanomami faz parte de uma equipe estrangeira, provando que os indígenas são refugiados venezuelanos?
A imagem começou a ser compartilhada na segunda quinzena de janeiro de 2023 através das redes sociais e mostra várias crianças e adultos desnutridos, ao lado de um homem vestindo um colete azul.
Segundo o texto que acompanha a foto, o homem é um médico da Assistência Pan Americana, que supostamente não atua no Brasil, e isso seria uma das provas de que o povo indígena mostrado na imprensa não é brasileiro.
A publicação também afirma que a foto teria sido tirada na Venezuela.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
A foto compartilhada como sendo de indígenas venezuelanos foi tirada por Antônio Alvarado, na região do Surucucu (Roraima) e as pessoas mostradas são do povo Ianomâmi, no Brasil.
Essa e outras fotos e vídeos foram divulgados no perfil do Instagram da associação yanomami Urih, e também no perfil do próprio Alvarado.
A autoria da imagem foi confirmada por diversos portais de notícias, tanto no Brasil quanto no exterior.
O uniforme é de uma entidade que não atua no Brasil?
Também é errado afirmar que a entidade que o médico representa não atua no Brasil. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), mencionada apenas como “Pan Americana” nas publicações, é uma entidade que trabalha em parceria com o Ministério da Saúde na região dos yanomami, como podemos no site da instituição:
“A ação é uma parceria entre a Secretaria Executiva, Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Secretaria de Atenção Especializada (SAES), além da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Ministério da Defesa, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal de Roraima, Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), lideranças indígenas do Conselho Distrital Yanomami (CONDISI) e a Hutukara Associação.”
De acordo com seu site, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas (incluindo o Brasil) para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações.
Quem é o homem da foto?
O homem que aparece na foto usando um colete azul é o médico infectologista André Siqueira, pesquisador do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas.
Em entrevistas, o doutor Siqueira disse que em sua visita ao polo-base de Surucucu, em Roraima, testemunhou o que ele chamou de “a pior situação humanitária que já viu”. Ele também disse ter visitado outras comunidades na região.
Conclusão
Não é verdade que a foto tirada com indígenas desnutridos tenha sido tirada na Venezuela! A imagem é de uma visita da Opas à região de Surucucu, em Roraima, no dia 17 de janeiro de 2023!