Conspirações
A Organização Mundial da Saúde pediu desculpas por condenar o uso da hidroxicloroquina?
Texto afirma que a OMS pediu desculpas ao mundo todo por ter combatido o uso da cloroquina contra o coronavírus! Será verdade?
A afirmação ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais e em grupos do WhatsApp e do Telegram na segunda quinzena de abril de 2023 e revela que a Organização Mundial da Saúde (OMS) teria feito um pronunciamento para todos os povos, pedindo perdão por condenar a hidroxicloroquina durante o período da pandemia.
Segundo o texto, o diretor-executivo da OMS teria dito em entrevista coletiva que a confusão gerada por estudos teria atrapalhado as evidências científicas de que a hidroxicloroquina teria sido a salvação dos milhões de pessoas que morreram em decorrência do coronavírus!
A postagem aponta para um site que contém a transcrição da suposta entrevista coletiva, mas será que isso é verdade mesmo?
Verdade ou mentira?
Apesar dessa afirmação ser bastante compartilhada em abril de 2023, basta uma busca no Google para verificar que o assunto já vem sendo desmentido desde 2020. Nessa matéria do site da Fiocruz Bahia é explicado que a OMS nunca defendeu o uso da cloroquina no tratamento do novo coronavírus.
Na época, outros veículos de comunicação ajudaram a desmentir essa alegação, como o Portal G1, o UOL e o Jornal do Estado de Minas, por exemplo. Esse último checou o assunto em fevereiro de 2022 e concluiu, igualmente, que se trata de uma notícia falsa!
A verdade é que os criadores de desinformação usaram uma coletiva de imprensa real, no momento em que o diretor-executivo do Programa de Emergências da OMS, Michael Ryan, pediu desculpas sobre a recomendação do uso de um dos remédios citados em estudos científicos. No entanto, ele não estava falando da hidroxicloroquina, como você pode conferir no vídeo abaixo, aos 19 minutos:
Como o vídeo está em inglês, aí vai um resumo desse trecho da entrevista:
Perguntaram para Michael Ryan se as mudanças em pesquisas científicas podem confundir o público leigo, usando como exemplos uma retratação feita pela revista The Lancet sobre um estudo que indicava que o uso da hidroxicloroquina não funcionava contra a covid-19, além de poder causar riscos cardíacos.
De olho nesse estudo (e por segurança), a OMS suspendeu o ensaio clínico que estava fazendo com a hidroxicloroquina. No entanto, a revista The Lancet retirou os resultados dos estudos por causa de problemas na base de dados usada na análise.
Após isso ocorrer, a Organização Mundial da Saúde retomou os estudos, em junho de 2020.
Depois inúmeros estudos, a OMS foi bastante clara: Hidroxicloroquina não funciona contra Covid-19 e pode causar efeito adverso!
Conclusão
Não é verdade que a Organização Mundial da Saúde pediu desculpas por ter combatido o uso da hidroxicloroquina contra da Covid-19!