Falso
O PL das Fake News vai censurar a postagem de alguns versículos da Bíblia?
É verdade que o Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, vai proibir a postagem de alguns versículos da Bíblia na internet?
A afirmação surgiu em diversos sites e blogs, além de ser bastante compartilhada nas redes sociais, no final de abril de 2023. De acordo com o texto, alguns versículos da Bíblia passarão a ser censurados na internet, caso o Projeto de Lei número 2630 de 2020 seja aprovado.
Os cristãos não poderão postar trechos dos livros de Efésios, Levítico, Colossenses e outros, pois o Ministério da Verdade – que seria criado com a nova lei – irá proibir tais manifestações online.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Deixando os erros ortográficos da publicação de lado, vamos focar apenas no Projeto de Lei. Analisamos o conteúdo do PL número 2630/2020 (que você também pode conferir aqui) e não encontramos nada a respeito de restrição à liberdade religiosa.
Logo no seu primeiro capítulo, o texto do PL deixa bem claro em seu parágrafo único que a Lei não implicará na manifestação religiosa:
Parágrafo único. As vedações e condicionantes previstos nesta Lei não implicarão restrição ao livre desenvolvimento da personalidade individual, à manifestação artística, intelectual, de conteúdo satírico, religioso, político, ficcional, literário ou qualquer outra forma de manifestação cultural, nos termos do art. 5º, IX, e 220 da Constituição Federal.
Como podemos ver no próprio texto do PL, a nossa Constituição Federal nos dá plena liberdade de expressão e de pensamento e essa garantia constitucional não pode ser retirada através de uma lei.
Para deixar mais claro, o deputado federal Orlando Silva, relator desse projeto de lei, desmentiu essa história no seu perfil do Twitter:
🚨 ALERTA DE FAKE NEWS! É por esse tipo de indignidade que as redes sociais estão cheias de discurso de ódio e desinformação. Quem lucra com essa campanha mentirosa, que explora a fé alheia para politicagem barata, deputado? Só reforça a URGÊNCIA da regulação. PL 2630 JÁ! pic.twitter.com/HmqSLt4aaA
— Orlando Silva (@orlandosilva) April 25, 2023
O que é o PL 2630/2020?
O Projeto de Lei número 2630 de 2020 prevê a instituição da Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. De acordo com a Câmara dos Deputados, “o texto cria medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais, como Facebook e Twitter, e nos serviços de mensagens privadas, como WhatsApp e Telegram, excluindo-se serviços de uso corporativo e e-mail”.
O projeto foi aprovado para ser votado em regime de urgência no dia 25 de abril de 2023, e será votado no dia 02 de maio na Câmara. Caso sofra alguma alteração, volta para o Senado, onde o texto já havia sido aprovado em 2020.
Conclusão
Não é verdade que o Projeto de Lei 2630/2020 irá proibir que trechos da Bíblia sejam publicados na internet!