Cinema / TV
Vídeo mostra traficantes marchando fortemente armados em protesto no Rio de Janeiro! Será verdade?
O vídeo exibe inúmeras pessoas armadas e encapuzadas caminhando pela rua e gritando palavras de ordem! Será que esse vídeo foi gravado no Rio de Janeiro?
As imagens se espalharam nas redes sociais no final da primeira semana de junho de 2023, e nelas podemos ver homens marchando com muitas armas, como fuzis e outras, gritando pela rua. O texto que acompanha o vídeo dá a entender que o caso teria ocorrido no Rio de Janeiro recentemente e que isso seria uma das provas de que o combate ao armamento imposto pelo Governo Federal é ineficaz!
Será que o vídeo é real? Será que ele foi gravado no Rio de Janeiro recentemente?
Verdade ou mentira?
As imagens foram gravadas no dia 06 de junho de 2023, no Complexo da Maré – Zona Norte do Rio de Janeiro – com atores e figurantes para a terceira temporada da série Arcanjo Renegado.
Segundo o jornal Meio Norte, a responsável pela série que está disponível no serviço de streaming Globoplay reuniu mais 200 pessoas nas comunidades Salsa e Merengue e Vila do Pinheiro, dentro do complexo, para a gravação de uma cena de confronto armado, onde os atores escalados interpretarão milicianos trocando tiros e marchando em grupo.
Nas cenas, os atores aparecem usando coletes à prova de balas e segurando armas de grosso calibre.
A jornalista Mariana Morais publicou imagens dos bastidores das gravações em seu perfil no Twitter, como podemos ver aqui:
Globo simula confrontos reais em comunidades do Rio durante gravações de “Arcanjo Renegado” pic.twitter.com/sU5GmDmFRa
— Mariana Morais (@moraismarianam) June 6, 2023
No YouTube, as mesmas imagens foram publicadas no dia 08 de junho, e é explicado que a filmagem foi feita nos bastidores das gravações da série Arcanjo Renegado.
Conclusão
As imagens que mostram homens armados, encapuzados e marchando com fuzis foram flagradas nos bastidores das gravações de uma série chamada Arcanjo Renegado! As pessoas que aparecem no vídeo são atores e figurantes caracterizados como traficantes.