Conspirações
As doações para as vítimas das enchentes em Lajeado estão paralisadas até a visita do Lula?
É verdade que as doações feitas para as vítimas das enchentes em Lajeado (RS) estão retidas até a chegada do presidente Lula na cidade?
O vídeo de pouco mais de um minuto de duração começou a circular através das redes sociais e de grupos do WhatsApp na segunda semana de setembro de 2023. Nele, uma mulher se apresenta como presidente de uma ONG e faz uma denúncia grave.
Segundo ela, as doações feitas para as vítimas das enchentes na cidade de Lajeado (RS) estão retidas até a visita do presidente Lula ao local. A mulher afirma que Lula só irá liberar as doações após tirar fotos e fazer vídeos fazendo a distribuição!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Logo após a disseminação do vídeo, várias entidades envolvidas com a arrecadação e distribuição de donativos para as vítimas das enchentes em Lajeado se pronunciaram e desmentiram a suposta denúncia da mulher.
A Defesa Civil, por exemplo, emitiu uma nota explicando que as doações estão sendo repassadas normalmente e que as informações passadas através de grupos de WhatsApp são completamente falsas.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) também desmentiu o assunto em seu perfil no Twitter e afirmou também que o Governo Federal destinou R$ 741 milhões para atender às cidades atingidas pelas enchentes:
⚠️ Alerta de Fake News: É falsa a informação de que doações teriam parado de ser distribuídas em Lajeado (RS) por orientação do Governo Federal
O Governo já destinou R$ 741 milhões para atender as cidades atingidas, e segue dando todo o apoio necessário para os municípios do RS pic.twitter.com/Ggn145c2Gg
— SecomVc (@secomvc) September 11, 2023
Em seu perfil no Instagram, a prefeitura de Lajeado também se manifestou, explicando que as doações continuam sendo recebidas e repassadas para quem estiver cadastrado:
Ver essa foto no Instagram
No dia 10 de setembro de 2023, a mesma mulher gravou um novo vídeo se desculpando pelo equívoco, disse que tudo não passou de mal entendido e que foi vítima de um vazamento não autorizado de um vídeo seu:
O deputado Gustavo Gayer espalhou um vídeo de fake news em que uma mulher dizia que as doações para o Rio Grande do Sul não estavam sendo distribuídas para esperar o Lula voltar e entregar pessoalmente. O Paulo Pimenta colocou a PF atrás deles. Agora a mulher fez um vídeo pedindo… pic.twitter.com/tTpwB5kmYf
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) September 11, 2023
Conclusão
Não é verdade que as doações estão paralisadas na cidade Lajeado até a chegada do presidente Lula!