Falso
Drink de sêmen humano é sucesso nas baladas! Será verdade?
“Semence de la vie”, um coquetel feito a base de sêmen humano estaria fazendo sucesso nos bares em todo o mundo. Será que essa história é real? Veja o que descobrimos.
Em fevereiro de 2012 uma notícia começou a se espalhar pela web. De acordo com o texto, uma bebida chamada “Semence de la vie” seria a nova sensação na Europa e agora estaria fazendo enorme sucesso aqui no Brasil. O detalhe é que um dos ingredientes do drink seria uma colher de sêmen humano!
Será que a história é verdadeira ou farsa?
A notícia é tão absurda que poderia até ser verdade. No entanto, algumas características do texto demonstram que se trata de mais uma farsa da web:
- Cita nomes de pessoas que não existem
- Usa nomes de entidades sérias para dar mais credibilidade
- Não cita fontes
- Não é assinado
- Trata de um assunto que chama a atenção do leitor
Analisando o texto
Logo nos primeiros parágrafos temos:
“O drink “Semence de la vie” inventado pelos Holandeses vem tendo muito sucesso nas Boates Brasileiras, feito com sêmen humano entre os ingredientes, a bebida é atualmente um dos mais comercializados segundo estatística da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.”
O autor da noticia não explica de onde ele tirou a informação de que o tal drink tenha sido uma invenção dos Holandeses. Procurando pela web por “Semence de la vie” ou “Zaad van het leven” (em holandês – pelo Google Translate), não encontramos nenhuma menção da bebida na Holanda (ou em outra parte do mundo).
Mais adiante, o texto afirma que:
“[…]Pesquisas da ABRASEL mostra também que 67% do consumo deste drink. Os 33% de consumidores se dividem entre 21% de homossexuais e 12% de heterossexuais.[…]”
Para dar mais veracidade a seu texto, o autor cita diversas vezes a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes). Em seu site, a Associação desmente essa história e afirma que nunca fez nenhuma das pesquisas mencionadas nessa notícia.
Ainda, no mesmo parágrafo:
“[…]Segundo Carlos Magno Brizola, presidente interino da International Bartenders Association, “os homens Brasileiros ainda acham que podem ter sua virilidade arranhada apenas por consumir o sêmen de um outro homem”. Isso precisa acabar.”[…]”
Como era de se esperar de um bom boato eletrônico, o senhor Carlos Magno Brizola não é presidente da entidade mencionada. De acordo com o site da International Bartenders Association, os cargos de presidente e vice-presidentes da instituição são:
- Presidente – Mr. Derrick Lee
- Vice-Presidente (América do Sul) – Sr. Nepomuceno Ramirez Gonzalez
- Vice-Presidente (Europa) – Mr. Ron Busman
- Vice-Presidente (Extremo Oriente) – Sr. Kuo Chao Kun
- Vice-Presidente – Hemisfério Sul – Sr. Alex Beaumont
O nome “Carlos Magno Brizola” aparece apenas em blogs e sites que apenas copiaram a noticia falsa.
Ao final do texto, o autor ainda passa a receita do novo drink. Quem quiser tentar…
O programa Furo MTV fez piada com a noticia no dia 26 de abril de 2012:
[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/HCV3wK_zPV8#t=15m07s” frameborder=”0″ allowfullscreen]
A origem do boato
O texto surgiu de uma postagem no blog Tramado Por Mulheres no dia 13 de outubro de 2011, na coluna “Jornalismo Mentira” escrita pelo humorista Fábio Flores. Apesar de o texto ser encerrado com um aviso de “Artigo Irônico”, muita gente acreditou e passou a notícia adiante!
Recorrência
Já mostramos aqui no E-farsas outros textos falsos criados pelo humorista Fábio Flores como, por exemplo, aquela história do aluno que morreu depois de estudar por 12 horas seguidas. De acordo com o próprio Flores, seus textos não podem ser levados á sério, mas ele se diverte quando vê alguma notícia humorística sua publicada como se fosse verdade.
Conclusão
A história é falsa. O drink a base de sêmen não existe. Apesar de ser um texto humorístico, muita gente acreditou!