Crimes
Cuidado com o golpe do falso leilão dos Correios!
Criminosos copiam layout do portal de notícias G1 para enganar vítimas sobre falso leilão dos Correios. Aprenda a diferenciar o site real do falso!
A falsa página começou a ser compartilhada por meio de grupos do WhatsApp e também em diversas redes sociais no final de outubro de 2023. Segundo o que foi espalhado, o site dos Correios estaria disponibilizando os últimos lotes de produtos confiscados para serem leiloados.
Os produtos, segundo o artigo assinado pelo repórter Roger Carvalho e supostamente publicado no portal de notícias G1, teriam sido esquecidos nos Correios e a empresa os estaria leiloando a preços incrivelmente baixos:
Ao clicar no link em destaque na reportagem, a vítima é direcionada para uma página com os itens do suposto leilão:
Clicando em “Comprar” (Ué! Não era leilão?), o sistema abre uma nova tela onde a vítima coloca seus dados pessoais, além do número e senha do cartão de crédito. Com posse desses dados, os criminosos podem comprar à vontade em nome do incauto consumidor:
O site que imita a aparência do portal G1 apresenta fortes indícios de golpe, a começar pelo endereço da suposta reportagem, que nada tem a ver com o G1:
O vídeo exibido no site falso é uma montagem que usa imagens de matérias com o logotipo da Rede Globo com a narração de uma voz gerada digitalmente. Podemos notar que matéria possui uma voz artificial.
Assista a um resumo que fizemos em vídeo sobre esse golpe:
@efarsas SITE CRIMINOSO COPIOU O G1 PARA ENGANAR SOBRE LEILÕES FALSOS!
O G1 foi usado indevidamente
Não encontramos a reportagem citada no site do G1 e, além disso, não existe nenhum repórter chamado Roger Carvalho no expediente do portal de notícias do grupo Globo.
Como já mostramos aqui no E-farsas, sites de golpistas como esse sempre colocam um contador de tempo na página de compra para dar uma falsa impressão de urgência e forçar a compra. Como podemos ver no código-fonte da página, o contador inicia sempre quando o “cliente” acessa a página. Portanto, não importa se a vítima entrar às 8h da manhã ou às 20h, o contador sempre vai aparecer na tela como se faltasse pouco tempo para o fim do “leilão”:
Os comentários de clientes satisfeitos, exibidos no fim da página, são de pessoas que não existem:
Uma pesquisa por essas fotos embaçadas nos mostra que, logo a primeira delas – supostamente de um tal de David Oliveira – foi roubada de um site de língua inglesa sobre autismo:
No rodapé da página dos criminosos são disponibilizados os links para contato, mas uma rápida análise revela se tratar de apenas uma imagem sem nenhum endereço. Ou seja, não há como contatar a empresa:
Entramos em um site especializado em registro de domínios para checar quando a página criminosa foi criada e descobrimos que o endereço foi registrado no dia 05 de outubro de 2023, e não há nenhuma menção aos Correios em seu cadastro:
Além disso, a rua Ellus, informada no cadastro, não existe no CEP 68915-000. Aliás, não encontramos nenhuma rua chamada “Ellus” no Brasil:
Como reconhecer páginas falsas de leilão?
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) explica em seu site que apenas leiloeiros oficiais e devidamente registrados podem realizar leilões. Para ajudar o cidadão, o TJSP disponibiliza um endereço para consultas de leiloeiros.
Os Correios realizam leilões regulares e eles devem ser consultados pelo site oficial da entidade, no https://www2.correios.com.br/institucional/licitacoes/resultado_abertas1.cfm. Qualquer outro link diferente desse deve ser evitado e, se possível, denunciado.
Conclusão
Muito cuidado com promessas de lucro fácil ou de promoções incrivelmente baixas! Duvide de tudo que parece ser bom demais para ser verdade na internet!