Conspirações
Palestino discute com soldados israelenses e finge tomar um tombo! Será verdade?
Vídeo mostra um homem enfrentando diversos soldados e caindo sozinho, sendo socorrido imediatamente por repórteres! Será que ele simulou um ataque israelense?
O vídeo foi bastante compartilhado nas redes sociais no final da primeira quinzena de dezembro de 2023 e mostra um homem discutindo com vários soldados israelenses e, após alguns minutos, cai sozinho, sendo socorrido por repórteres que estavam no local!
As publicações dão a entender que o homem teria simulado uma agressão, se jogando no chão para se vitimar.
Em apenas uma das postagens feitas no Twitter, no dia 14 de dezembro de 2023, as imagens já tinha sido vistas mais de 800 mil vezes, mas será que a história foi essa mesmo?
Verdade ou mentira?
O vídeo foi gravado em outubro de 2015, quando um idoso palestino foi filmado em frente às armas levantadas pelas tropas israelenses, durante confrontos entre o exército israelense e palestinos na cidade de Hebron (Cisjordânia).
Ziyad Abu Haleel, de 65 anos, aparece nas imagens gritando para os soldados “vocês deveriam ter vergonha”. Ele estava tão nervoso que, aparentemente, sofreu um mal-estar e caiu no chão, sendo socorrido rapidamente pelas pessoas que assistiam à cena.
Podemos ver no vídeo abaixo, publicado no canal Euronews, no dia 12 de outubro de 2015, o momento em que o idoso coloca a mão no peito e cai:
O site International Business Times fez a tradução do que o homem disse aos soldados:
“Eu não vou me mover. Você deveria ter vergonha de si mesmo. Como você dispara sua arma contra crianças? Isso não está bem. Tire seus soldados daqui. Não dispare suas armas. Se eles morrerem, você morrerá. Tenha cuidado, não dispare suas armas contra crianças. Você deveria ter vergonha de si mesmo. Não levante a mão sobre mim. Você deveria ter vergonha. Você deveria ter vergonha. Não dispare. Não, não vou me mexer. Eu não vou me mover. Não, você não pode me prender. Eu não vou voltar atrás. Leve-os, prenda-os, mas não atire neles. Você quer matar mais? Dois mártires foram enterrados hoje e você quer matar mais? Você não tem vergonha? Você não é um ser humano? Um cachorro? Um porco? Vá para a Etiópia para matar. Não atire”
Uma equipe local da agência Reuters de notícias confirmou que o idoso recebeu alta do hospital um dia após sofrer pequenos hematomas devido à queda que havia sofrido.
Foi apurado também que os confrontos entre palestinos e tropas israelenses iniciados em 10 de outubro de 2015 nas cidades de Hebron e Ramallah, na Cisjordânia, deixaram dezenas de palestinos feridos.
Conclusão
O vídeo do palestino ofendendo soldados e caindo foi gravado em 2015, na Cisjordânia, durante confronto entre israelenses e palestinos. O homem, um idoso de 65 anos, passou mal e foi levado para o hospital, tendo alta um dia depois com alguns hematomas devido à queda!