Falso
Foto mostra helicóptero da Havan salvando pessoas das enchentes! Será verdade?
Imagem compartilhada nas redes mostra uma equipe de salvamento resgatando vítimas das enchentes no RS com a ajuda de um helicóptero da Havan! Essa foto é real ou falsa?
A fotografia começou a ser compartilhada na segunda semana de maio de 2024 e mostra uma equipe de resgate em um helicóptero da rede de lojas Havan salvando pessoas em uma enxurrada. Na cena capturada pelas câmeras, a aeronave aparenta estar presa a um pequeno barco, que navega sob as águas lamacentas de um rio.
Segundo o texto que a acompanha, grandes empresas estariam dando exemplos de ajuda às vítimas das enchentes que assolaram o sul do país, enquanto o Governo não estaria tomando nenhuma ação.
Será que essa foto é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
O empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, é um dos inúmeros brasileiros que estão ajudando as vítimas das enchentes que castigaram o sul do país em maio de 2024. Dentre suas ações, Hang doou os alimentos não atingidos pelas cheias de suas lojas, que foram castigadas pelas chuvas.
Em nota, a Havan confirmou que disponibilizou duas de seus helicópteros para ajudar no resgate dos atingidos e foram realizados mais de 300 pousos e decolagens desde o começo dos trabalhos.
De acordo com o Ministério da Defesa, logo no dia 2 o Governo disponibilizou 626 militares, 12 embarcações, 5 helicópteros e 45 viaturas para atuar no Rio Grande do Sul. A Secom,informou em nota que o esforço de resgate contava (no dia 09 de maio) com 42 aeronaves, 243 embarcações e 2.500 viaturas, além de mais de 15 mil militares, policiais e agentes.
Ou seja, tanto a iniciativa privada quanto à pública está trabalhando em prol do povo gaúcho. É claro que isso ainda não é o bastante, por isso as campanhas de fomento a doações e ações de voluntariado não podem parar.
Mas e quanto à foto?
Voltando à fotografia compartilhada, trata-se de uma imagem gerada por inteligência artificial!
A rede de lojas Havan possui helicópteros próprios, mas sua pintura é bem diferente da mostrada na foto, como podemos ver no vídeo abaixo, atrás do empresário Luciano Hang:
Ver essa foto no Instagram
Submetemos a imagem a algumas ferramentas gratuitas que, por meio de redes neurais, estimam as probabilidades de uma foto ter sido criada por inteligência artificial, como a Illumunarty, por exemplo, que calculou que essa fotografia do helicóptero tem 84% de chances de ter sido gerada artificialmente:
Já outra ferramenta, a Maybe’s Al Art Detector, estimou que a imagem tem 99% de chances de ter sido criada por inteligência artificial:
Usamos também a Is it AI, outro serviço gratuito, para analisar a imagem e a conclusão dele foi a de que há 69% de chances da foto ter sido gerada por I.A.:
Além dessas checagens, analisamos alguns dos principais detalhes que denunciam a farsa na imagem, como podemos ver a seguir:
- duas cabeças para fora da aeronave;
- dizeres “Ordem e Progresso” escritos em uma língua estranha;
- prefixo do helicóptero ilegível;
- rotor de cauda não existe;
- pessoas com membros finos pendurados em cordas que não estão amarradas em nada;
Conclusão
A imagem que mostra um helicóptero com o nome da Havan, amarrado a um barco, é falsa! Ela foi criada por meio de inteligência artificial!