Assista à mesa-redonda “Navegando na Era da Desinformação” com especialistas no assunto!
Gilmar Lopes, fundador do E-farsas, participou de uma mesa-redonda com especialistas, em parceria com a TechSoup Brasil, para falar sobre os perigos das fake news!
No dia 04 de junho de 2024, foi ao ar a mesa-redonda “Navegando na Era da Desinformação” em comemoração do lançamento da Comunidade da Hive Mind no Brasil. Em parceria com a TechSoup Brasil, Gilmar Lopes conversou ao vivo com o Dr. Tiago Braga, Diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCIT), com a Dra. Taís Seibt, Professora na Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e demais convidados especialistas em diversas áreas ligadas à Educação.
O bate-papo, mediado por Pedro Peres, pesquisador do LAPIN (Laboratório de Políticas Públicas e Internet), teve o apoio da comunidade Hive Mind e apresentou análises sobre o cenário atual de desinformação no Brasil e suas implicações.
“As fake news geram lucro. Geram muito lucro, seja ela em forma direta como a recompensa monetária de vídeos […] ou de forma indireta como troca de favores políticos” – Gilmar Lopes
Gilmar Lopes iniciou sua fala abordando a evolução da verificação de fatos no Brasil. Ele fundou o E-farsas em 2002, o que faz dele um dos pioneiros na área, e explicou que, no início, o trabalho era visto de forma “romântica”, mas com o tempo, a desinformação se tornou mais sofisticada e desafiadora, especialmente a partir de 2016, quando houve uma mudança para o uso de desinformação com fins de monetização e manipulação da opinião pública.
Lopes também destacou como a desinformação afeta a democracia, especialmente em tempos de eleições e crises. Ao longo dos anos, diz ele, a chegada de novas plataformas e a mudança no comportamento dos usuários da internet tornaram a desinformação um problema mais complexo e generalizado.
Finalmente, Lopes destacou a importância de criar espaços para que pesquisadores e profissionais da área possam trocar ideias e colaborar. Ele mencionou que muitas vezes o trabalho de verificação de fatos pode ser solitário e estressante, e um ambiente colaborativo pode ajudar a aliviar essa pressão e melhorar a eficácia do combate à desinformação.
Para assistir à mesa-redonda na íntegra, basta clicar no player abaixo:
A Hive Mind Brasil tem como premissa facilitar uma Comunidade de Práticas de aprendizado internacional para que ativistas e organizações compartilhem seus conhecimentos e necessidades para uso posterior em suas comunidades locais. Conheça os cursos gratuitos disponíveis na plataforma da Hive Mind e se inscreva para receber alertas dos novos cursos que abrirão em breve.
Muito obrigado a todos da TechSoup pelo convite e a você pela audiência!