Connect with us

E-farsas

As mulheres se ajoelhavam nos réveillons para pedir perdão aos seus maridos?

Falso

As mulheres se ajoelhavam nos réveillons para pedir perdão aos seus maridos?

As mulheres se ajoelhavam nos réveillons para pedir perdão aos seus maridos?

É verdade que, no século XX, era costume as mulheres se ajoelharem na frente de seus esposos, no réveillon, para pedir perdão pelos erros cometidos durante o ano? 

A foto em preto e branco circula através das redes sociais há alguns anos, mas voltou a ser compartilhada em grupos de WhatsApp e Telegram na segunda quinzena de junho de 2024. Nela podemos ver um grupo de 5 mulheres ajoelhadas em frente a 5 homens e, de acordo com o texto que acompanha a imagem, trata-se do registro de um costume aparentemente bastante comum nas viradas de ano no século XX, quando as esposas se ajoelhavam de frente para seus esposos para pedir perdão por erros que elas teriam cometido ao longo daquele ano.

Será que essa história é real?

Texto de uma das versões compartilhadas no Facebook: “No Natal as mulheres pediam perdão aos maridos pelos erros cometidos durante o ano. Divulguemos e não deixemos morrer uma tradição tão bonita. Marque a varoa” (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Uma busca reversa por essa imagem no Tineye mostra que sua publicação mais antiga na web parece ser de 2014, mas essas primeiras postagens falavam apenas de “uma festa interessante” e não mencionavam a suposta tradição das esposas se ajoelharem para pedir perdão aos maridos.

Curiosamente, a alegação de que isso era um costume no século passado parece ter surgido apenas em 2018, como podemos ver nessa postagem feita em sites de memes. Antes disso, parece que ninguém conhecia o suposto ritual…

Encontramos a mesma imagem em redes sociais russas onde é afirmado que a foto seria o registro de uma dança russa. “Na Dança Branca”, dizem as legendas que acompanham a imagem, “são as senhoras que chamam os cavalheiros para dançar”.

Nessa cena do filme russo “Este Planeta Gay” (“Эта веселая планета“, do original em russo), podemos ver como as mulheres tomam a iniciativa ao chamar o parceiro para a dança branca:

Nos Estados Unidos também há algo parecido: um tipo de baile chamado “Sadie Hawkins”, onde são as moças que chamam os rapazes para a dança. O nome é uma referência a uma personagem de desenho em quadrinhos do final dos anos de 1930, Sadie Hawkins, cujo pai milionário havia promovido uma corrida entre os homens da cidade para casar sua filha com o vitorioso. O sucesso do enredo talvez se deveu ao fato de que era a mulher (a Sadie, no caso) que corria atrás dos homens e não o contrário como de costume.  

Em 2020, o serviço de checagem de fatos australiano AAP perguntou para diversos especialistas em História e em Tradições de várias partes do mundo e a resposta foi unânime: não há nenhuma evidência de que tenha existido esse costume!

Na tradição judaica, por exemplo, há a celebração do Yom Kippur, considerado o dia mais sagrado do judaísmo, com jejum e orações. Os judeus aproveitam a data para pedir perdão a todos pelos erros cometidos, mas não há nada exclusivamente em relação à esposa pedir perdão ao marido (ou vice-versa)

O site de checagem de fatos africano Africa Check também investigou o assunto e também não encontrou evidências de que mulheres se ajoelhavam para pedir perdão para seus maridos no fim-de-ano.  

Algumas hipóteses sobre essa foto: um grupo de casais se uniram para uma fotografia “bem-humorada”, ou um costume de algum grupo muito pequeno que não passou essa tradição adiante.

Conclusão

Não há evidências de que houve uma tradição de final de ano das mulheres se ajoelharem em frente aos maridos para lhes pedir perdão pelos erros cometidos!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top