Connect with us

E-farsas

A cerveja tem 45 de nível de açúcar enquanto a Coca-Cola tem 531?

Falso

A cerveja tem 45 de nível de açúcar enquanto a Coca-Cola tem 531?

A cerveja tem 45 de nível de açúcar enquanto a Coca-Cola tem 531?

Vídeo mostra que nível de açúcar presente na cerveja é de 45 e que a Coca-Cola possui 531! Será que isso é verdade?

O filminho não é novo! Surgiu em meados de 2023, mas voltou a ser compartilhado nas redes sociais na segunda quinzena de junho de 2024. Nele podemos ver um homem medindo o nível de açúcar de 5 marcas de cerveja, além de também analisar os níveis do refrigerante Coca-Cola.

Após o experimento feito com o uso de um equipamento chamado glicosímetro, o homem conclui que as cervejas possuem níveis de cerca de 40, enquanto a Coca-Cola teria medindo 531!

Será que isso é verdade?

@drinksdobr

Nível de açúcar na cerveja 🍻

♬ som original – Drinks do BR

Verdade ou mentira?

O vídeo tenta se mostrar sério ao usar um medidor de glicose para medir o nível de açúcar das bebidas, mas o problema é que o instrumento não é indicado para fazer esse tipo de medição. O glicosímetro é um aparelho portátil que mede o nível de glicose no sangue. Seu uso em outros líquidos resulta em dados incorretos.

Para se medir o açúcar em fluidos, o ideal é se usar um refratômetro. Esse aparelho usa o índice de refração da luz de uma substância, que muda de velocidade ao passar de um meio para outro, e essa mudança, ao ser quantificada, retorna os dados sobre a substância.

Há diversos tipos de refratômetro, tendo um deles específico para se medir o teor de açúcar, como podemos ver no vídeo a seguir:  

O método adotado pelo Ministério da Agricultura é o titulométrico de oxirredução de Eynon-Lane, que mede a quantidade de monossacarídeos nas bebidas.

Tem açúcar ou não?

Refrigerantes em geral, como a Coca-Cola e outras tantas, possuem quantidade elevada de açúcar em sua composição. Isso é fato!

Segundo o site da multinacional, uma lata de 330ml de Coca-Cola possui 35g de açúcar, algo em torno de 11% da bebida (como foi medido no vídeo acima), isso dá muito menos que os “531”, seja lá qual a unidade de medida usada pelo autor do vídeo que se espalhou em junho de 2024. Mesmo assim, é bom evitar o consumo exagerado desse tipo de bebida!  

Em 2019, outro rumor envolvendo medições do “nível de açúcar” da Coca-Cola com glicosímetro já tinha se espalhado na web, sendo desmentido por especialistas.

E a cerveja?

Em sua grande maioria, as cervejas não possuem açúcar em sua composição, mas calma! Os açúcares são gerados durante sua fermentação, sendo quase que totalmente consumidos pelas leveduras da bebida, que se alimentam deles para se multiplicarem. As cervejas do tipo Lager, por exemplo, possuem menos e 1% de açúcar por mililitro, mas algumas marcas acrescentam alguns ingredientes para realçar (ou disfarçar) o sabor, como mel, melaço, açúcar caramelada, etc. 

É importante frisar que o consumo de bebidas alcoólicas por diabéticos deve ser evitado mais pelo álcool do que pelo suposto açúcar. Ele pode alterar as taxas de açúcar no sangue, tanto aumentando os valores da glicemia como diminuindo e causando hipoglicemia (quando o estômago está vazio, por exemplo).

No geral, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas também deve ser evitado. Beba com moderação!

Conclusão

Não é correto usar um glicosímetro para medir a quantidade de açúcar nas bebidas! Uma das formas mais assertivas seria o uso de refratômetro! A Coca-Cola possui cerca de 11% de açúcar em sua composição, enquanto as cervejas possui menos de 1%!    

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top