Membro do MST aparece quebrando vidros em Brasília no 8 de janeiro! Será verdade?
Vídeo perdido teria sido recuperado e prova que membro do MST teria se infiltrado durante invasão à Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro! Será verdade?
O vídeo tem menos de um minuto de duração e voltou a se espalhar nas redes sociais, além de grupos de WhatsApp, no final de junho de 2024. Nele podemos ver um homem quebrando vários vidros da fachada de uma enorme sala e, de acordo com o que foi compartilhado, ele seria um membro do Movimento dos Trabalhadores sem Terra que teria se infiltrado entre os golpistas que invadiram e depredaram os prédios na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
O texto ainda afirma que o vídeo estaria entre as imagens supostamente apagadas pelo Governo e que foi recuperado para comprovar que tudo não passou de uma grande armação do próprio presidente da República para incriminar a oposição!
Será que esse vídeo é mesmo do dia 8 de janeiro? Ele foi mesmo gravado em Brasília? E o homem que aparece nas imagens é mesmo do MST?
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas não foi gravado em Brasília e tampouco no Brasil!
Procurando pelos dizeres escritos em inglês (“Why the door shattered in diferente way”, “por que as portas quebraram em direções diferentes“), presentes no vídeo, chegamos à publicação original, feita numa conta chinesa do TikTok 3 dias antes da invasão ocorrida na Praça dos Três Poderes:
@glasslaminatingmachine Glass replacement work,so fast👍#glass works#glass window and door#laminated glass #tempered glass
O canal Glasslaminatingmachine foi criado no TikTok pela chinesa Lisa Lee e possui centenas de vídeos voltados para vidraçaria em geral. O vídeo em questão, espalhado no Brasil como sendo de Brasília, tem mais de 9 milhões de visualizações e questiona o fato de que os vidros parecem se quebrar em direções diferentes.
Conclusão
O vídeo que mostra um homem quebrando vários vidros em uma enorme sala é de antes da invasão de 8 de janeiro de 2024 e foi publicado por uma conta chinesa no TikTok!