Falso
Será que Abraham Lincoln foi o inventor do Facebook?
Documento antigo mostra que a ideia de criar o Facebook foi, na verdade, do ex-presidente dos EUA, 150 anos atrás! Verdade ou mentira?
No dia 8 de maio de 2012, a notícia começou a se espalhar pela web. Segundo o texto, Abraham Lincoln – o 16º presidente dos Estados Unidos da América – teria patenteado o que seria o Facebook que conhecemos hoje. Só que, é claro, numa versão impressa.
A história parece ser bem absurda, mas há até um recorte de um pedido de patente provando a criação da rede social. Isso há 150 anos!
Além disso, muitos jornais noticiaram a descoberta e deixando muita gente de queixo caído!
Mas será que Mark Zuckerberg não foi o criador do Facebook? Será que essa históriaé verdadeira ou mais uma farsa da web?
A notícia é falsa!
O primeiro blog a postar a história foi o Nate St. Pierre no dia 08 de maio. No artigo, o autor conta que estava passeando por algumas cidades americanas e acabou parando em uma das várias chamadas de Springfield (essa é cidade onde se localiza o Lincoln Museum).
O autor conta que ao folhear alguns documentos no tal museu, acabou encontrando o pedido de patente em nome de Abraham Lincoln para um tipo de “rede social”. Uma verdadeira bomba para quem achava que o Facebook era uma invenção de Mark Zuckerberg (se a notícia fosse verdade).
Dois dias depois, quando diversos jornais e blogs já haviam espalhado a notícia, o próprio Nate confessou que tudo não passou de farsa.
Em seu blog, Nate explica que a história é 100% fabricada e que o tal documento uma cópia alterada digitalmente de um jornal de Massachusetts.
Segundo Nate, havia pistas em todo o artigo de que se tratava de um hoax.
O blogueiro disse ainda que queria ilustrar um dos inconvenientes daqueles que querem ser os primeiros a dar a notícia, muitas vezes sem ao menos checar a veracidade das informações.
Conclusão
Abraham Lincoln não foi o inventor do Facebook. Tudo não passou de uma boa trollada de um blogueiro americano.