A esposa do presidente Volodymyr Zelensky comprou um Bugatti de € 4,5 milhões?
Olena Zelenska, esposa do presidente ucraniano, teria comprado um carro da Bugatti no valor de 4,5 milhões de euros! Será que isso é verdade?
A história se espalhou nas redes sociais no começo de julho de 2024, sendo também bastante compartilhado em grupos do WhatsApp e do Telegram. Segundo o que foi disseminado, a esposa do presidente da Ucrânia teria comprado um Bugatti Tourbillon em Paris por 4,5 milhões de euros, se tornando a primeira pessoa do mundo a adquirir o veículo.
A compra à vista teria sido feita durante uma viagem que Zelensky teria feito à Paris com a esposa na primeira semana de junho de 2024, enquanto seu país continuava em guerra!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 1º de julho de 2024, um site francês chamado Verite Cachee France publicou a seguinte manchete:
“Olena Zelenska tornou-se a primeira proprietária do novo Bugatti Turbillon”
O curioso é que o site, que não tem nenhuma indicação de quem assina suas matérias, havia sido criado poucos dias antes, como podemos ver nesse site que vende domínios na internet. Ou seja, a notícia não parece ter surgido no site de algum jornal conhecido.
Outro detalhe que não pode ser ignorado é que a “reportagem” sequer acertou o nome correto do lançamento da Bugatti. O nome do veículo é “Tourbillon” e não “Turbillon”.
O site que iniciou o boato afirma ter se baseado num vídeo publicado no Instagram no perfil de um funcionário da Bugatti (um tal de Jacques Bertin) em Paris. Acontece que o vídeo (já removido do Instagram) foi feito com a ajuda de inteligência artificial, como podemos verificar nessa versão salva pelo jornalista David Puente:
8/ The video is a deepfake generated with AI. It’s not perfect. pic.twitter.com/cnXd2bUJm3
— David Puente (@DavidPuente) July 2, 2024
Puente descobriu que o vídeo foi feito a partir de uma foto de perfil de um sujeito no Instagram:
9/ The photo from the Instagram account is a frame, in black and white, from the video. This time they were lazy.https://t.co/IqZhCKhorJ pic.twitter.com/2bBCRrOrVf
— David Puente (@DavidPuente) July 2, 2024
Uma busca por “Jacque Bertin” entre os funcionários da filial parisiense da Bugatti não retorna nenhum resultado. Só para não restar dúvidas, procuramos também na versão arquivada de fevereiro do site da montadora.
No dia 2 de julho de 2024, a filial da Bugatti em Paris publicou uma nota à imprensa negando qualquer negociação entre a empresa e Olena Zelenska:
Ver essa foto no Instagram
O grupo Car Lovers, distribuidor da marca Bugatti, também publicou uma nota em seu site explicando que os dados mostrados na fatura espalhada na internet são falsos, que os valores estão errados e que não permite a divulgação de documentos como esse:
Um dos erros crassos presentes na fatura é a grafia do endereço da concessionária, que fica na comuna de Neuilly-sur-Seine (com duas letras eles) e não “Neuily-sur-Seine” (com apenas um ele):
O Bugatti Tourbilon foi lançado em junho de 2024 na Europa com o preço de 3,8 milhões de euros!
Conclusão
Não é verdade que a esposa do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky comprou um Bugatti de € 4,5 milhões!