As cantoras Katy Perry e Taylor Swift viraram nome de ruas no Brasil?
É verdade que cidades brasileiras homenagearam Katy Perry e Taylor Swift batizando ruas com os nomes das cantoras?
A história ganhou força no compartilhamento nas redes sociais na primeira semana de julho de 2024 e afirma que as cantoras norte-americanas Katy Perry e Taylor Swift teriam sido homenageadas por duas cidades nordestinas, virando nomes de ruas!
Segundo o que espalharam, os municípios de São Bento–PB e Garanhuns–PE teriam batizado nomes de ruas como “Taylor Swifit” e “Katy Perry”, sendo que em São Bento, as duas artistas seriam ruas vizinhas.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Buscamos pelos endereços “rua Katy Perry” e “rua Taylor Swift” no site dos Correios e não encontramos as supostas ruas.
Também não encontramos nada a respeito no diário oficial da prefeitura de São Bento e tampouco no site da prefeitura de Garanhuns.
Em nota à imprensa, a prefeitura de São Bento explicou que as ruas citadas ainda não tem nome:
“Tomamos conhecimento agora há pouco que viralizou o nome dessas ruas como sendo dessas duas cantoras. Provavelmente uma brincadeira engraçada de algum fã que fez essa alteração no mapa, mas ao menos por enquanto as ruas em questão ainda não têm nome”, disse o prefeito de São Bento, Doutor Jarques Lúcio.
O mesmo foi dito pela prefeitura de Garanhuns:
“Trata-se de uma rua ainda sem moradores e infraestrutura. A Câmara Municipal é responsável em denominar os logradouros, e pelo que temos de informação, não existe esta homenagem”
Não é possível batizar ruas com nomes de pessoas vivas
A Lei Federal Nº 6.454, de 24 de outubro de 1977, proíbe o uso de nomes de pessoas vivas em ruas, praças ou qualquer outro local pertencente à União.
A Lei Orgânica Municipal de Garanhuns permite o uso de nomes de pessoas vivas em logradouros, desde que o homenageado tenha prestado algum serviço relevante para a região.
Já o município paraibano de São Bento tem um artigo específico em sua Lei Orgânica (artigo 189) que proíbe o uso de nomes de pessoas vivas em suas ruas. O parágrafo único ainda especifica que o nome só poderá ser usado um ano após a morte do homenageado.
Por que os nomes aparecem no Google Maps?
O Google Maps, serviço disponibilizado pelo Google que foi usado como “prova” para disseminar a falsa afirmação das ruas com os nomes das artistas, é um sistema colaborativo onde o usuário pode alterar as informações. O recurso de edição é explicado na página de ajuda do Google Maps.
Abaixo, a suposta rua Katy Perry de Garanhuns:
A versão paraibana da falsa rua Katy Perry pode ser vista no Google Maps, numa região aparentemente ainda não urbanizada do município.
Conclusão
Não é verdade que as cantoras Katy Perry e Taylor Swift foram homenageadas com nomes de ruas em cidades do nordeste!