Eder Aparecido Jacinto morreu algemado na cama após ser preso pelo 8 de janeiro?
Um dos presos pela invasão à Praça dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 morreu algemado na cama de um hospital após mais de um ano de prisão?
A imagem de um homem chamado Eder Aparecido Jacinto começou a se espalhar no Twitter na primeira semana de julho de 2024 e, de acordo com o texto que acompanha a foto, ele seria o 4º preso político assassinado pelo Estado, pois teria falecido algemado em uma cama de hospital após mais de um ano preso.
Éder, segundo o que foi espalhado, teria sido preso injustamente após ser pego no meio do grupo de golpistas que invadiram e depredaram os prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 08 de janeiro de 2023, e sua doença teria se agravado na cadeia.
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
No dia 18 de janeiro de 2023, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes manteve a prisão de 942 pessoas acusadas de participar dos atos golpistas ocorridos 10 dias antes em Brasília. Nesse mesmo dia, Moraes liberou outros 464 suspeitos que estavam presos nos presídios Papuda e Colmeia.
Na sentença, o nome do goiano Eder aparece como suspeitos que tiveram prisão em flagrante convertida em preventiva.
Em agosto de 2023, o motorista de caminhão Eder Aparecido Jacinto conseguiu liberdade condicional e, segundo sua advogada, vivia em Redenção (PA) desde então. A família do falecido explicou que sua morte ocorreu em decorrência de um acidente e repudia a desinformação que afirmava que Eder teria morrido algemado a uma cama.
Conclusão
Não é verdade que Eder Aparecido Jacinto morreu algemado a uma cama de hospital! Segundo sua família, ele estava em liberdade quando sofreu um acidente fatal!