Lula e Maduro tiveram 51,2% dos votos em suas respectivas eleições?
Coincidentemente, o presidente da Venezuela teve o mesmo percentual de votos que o presidente do Brasil nas últimas eleições em que concorreu! Será verdade?
A imagem se espalhou nas redes sociais em grupos do WhatsApp no final de julho de 2024 e mostra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, de mãos dadas com o presidente brasileiro acompanhado de dizeres mostrando que ambos “coincidentemente” tiveram a mesma porcentagem de votos nas eleições presidenciais que cada um concorreu em seu respectivo país: 51,2%!
A postagem dá a entender que tanto Maduro quanto Lula usaram os mesmos números para fraudar as eleições em seus países.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
Após atraso de seis horas na divulgação dos resultados das eleições realizadas no dia 28 de julho de 2024, na Venezuela, O conselho eleitoral daquele país revelou que Maduro venceu 51,21% dos votos válidos, contra os 44,2% de seu adversário, Edmundo González Urrutia.
Em meio a rumores de indícios de fraude, cresce o número de protestos do povo venezuelano nas ruas, enquanto Nicolás Maduro permanece no poder para o que será seu terceiro mandato na Presidência.
Em relação aos resultados das eleições presidenciais aqui no Brasil, ocorridas em outubro de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno para presidente da República com 60.345.999 votos (50,90% dos votos válidos) contra Jair Bolsonaro que recebeu 58.206.354 votos (49,10% dos votos válidos).
Conclusão
Não é verdade que Lula teve a mesma porcentagem de votos de Maduro! Lula foi eleito com 50,9% dos votos válidos para presidente, enquanto Maduro afirma ter se elegido na Venezuela com 51,2%!