Connect with us

E-farsas

Imane Khelif participou do boxe feminino nas Olimpíadas mesmo sendo uma mulher trans?

Esporte

Imane Khelif participou do boxe feminino nas Olimpíadas mesmo sendo uma mulher trans?

Imane Khelif participou do boxe feminino nas Olimpíadas mesmo sendo uma mulher trans?

É verdade que a atleta argelina Imane Khelif conseguiu uma vaga nas Olimpíadas de Paris de 2024 mesmo após os organizadores descobrirem que ela é uma mulher transgênero?

A alegação começou a se espalhar nas redes sociais no primeiro dia de agosto de 2024, sendo também muito compartilhada em grupos de WhatsApp e do Telegram. Segundo o que foi disseminado, a boxeadora Imane Khelif teria vencido uma luta de boxe contra a atleta italiana Angela Carini, mesmo tendo sido confirmado que ela é um homem biológico. 

As publicações afirmam que é injusto a atleta argelina, sendo um homem, lutar com uma mulher, mas será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Nas eliminatórias olímpicas de boxe até 66kg feminino, a italiana Angela Carini combate contra um homem biológico, o argelino Imane Khelif. Como é de prever, perdeu o combate em 45 segundos. No fim, a italiana diz com toda a razão ‘Não é justo, não é justo’. VERGONHA” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 1º de agosto de 2024, a boxeadora italiana Angela Carini desistiu da luta após levar um baita soco da sua adversária, a argelina Imane Khelif, nas eliminatórias do boxe feminino nas Olimpíadas de Paris. Como Khelif havia sido desqualificada pela International Boxing Association (IBA) um ano antes por falhar em um teste de elegibilidade de gênero, a alegação de que ela poderia ser um “homem que está se passando por mulher para ganhar todas as lutas” ganhou as redes sociais. 

No entanto, Imane Khelif não é uma mulher transgênero! A atleta nasceu em 1999 como uma menina.

Em primeiro lugar, a mudança de gênero é proibida na Argélia. As leis daquele país são extremamente homofóbicas e transfóbicas, proibindo e punindo com rigor qualquer atividade que possa ser considerada “indecente”. Se Khelif tivesse nascido homem, teria que mudar de país para competir como mulher.

Além disso, não há nenhum atleta transgênero na edição de 2024 dos Jogos Olímpicos de Paris!

A menina Imane Khelif em uma foto de família! (foto: Arquivo Pessoal)

Khelif, na verdade, sofre de hiperandrogenismo, um distúrbio que causa níveis de testosterona acima do normal e que levou à sua desqualificação do Campeonato Mundial de Boxe de 2023. É importante ressaltar que ela passou por tratamentos desde então, sendo foi liberada pelo COI para participar dos Jogos Olímpicos de 2024.

Italiana nega boicote

Em resposta às polêmicas, a boxeadora italiana Angela Carini negou ter abandonado a luta contra Imane Khelif em protesto (por supostamente estar lutando com um homem). Em entrevista, a italiana disse não ter desistido da luta por causa das polêmicas envolvendo a adversária, mas sim devido a um desconforto no nariz:

“Sempre lutei como uma guerreira, mas até as guerreiras às vezes desistem. Quando a batalha está perdida, eles enfiam a espada no chão, com honra.[…] Entrei no ringue e tentei lutar. Eu queria vencer. Recebi duas pancadas no nariz e não conseguia mais respirar, doeu muito, procurei o Maestro Renzini e com maturidade e coragem disse basta”, contou a atleta.

A comissão técnica italiana também explicou que a atleta estava tomando antibióticos devido a um problema dentário, dias antes, mas que ela estava preparada para a luta:

“Ela teve um problema dentário há alguns dias, estava tomando antibióticos e pensei que esse fosse o problema. Conhecíamos Khelif, não a considerávamos imbatível. Angela não entrou no ringue derrotada. Ela preparou-se escrupulosamente. É triste vê-la sair assim”.

Conclusão

Não é verdade que a boxeadora argelina Imane Khelif seja uma mulher transgênero!   

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Esporte

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top