O acidente aéreo em Vinhedo matou 15 médicos que estudavam a pílula do câncer?
Publicações sugerem que o avião que caiu no interior de São Paulo foi sabotado para matar 15 médicos que estavam viajando para divulgar a cura do câncer! Será verdade?
A afirmação começou a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de agosto de 2024, e alega que o acidente aéreo fatal ocorrido em Vinhedo (SP) no dia 09 de agosto teria sido proposital. Segundo o que se espalhou, no voo 2283 havia 15 médicos oncologistas que estariam em viagem para um congresso em São Paulo para revelar a cura definitiva do câncer, o que significaria o fim da indústria farmacêutica, que – supostamente – lucra com essa doença terrível.
O avião teria sido sabotado para matar os cientistas e, dessa forma, continuar escondendo a cura do câncer para sempre!
Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
No dia 9 de agosto de 2024, o voo 2283 – que saiu de Cascavel–PR em direção a Guarulhos–SP – caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando todos os 62 tripulantes. As autoridades ainda estão apurando as causas do acidente e relatório final será divulgado após 30 dias, portanto ainda não há base para alegar sabotagem na aeronave.
De acordo com uma nota divulgada pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), havia quatro médicos (e não 15 como foi espalhado nas redes sociais) no avião. Desses 4 apenas 2 eram médicas oncologistas. Os outros dois médicos eram um radiologista e uma pediatra.
Não encontramos nenhum congresso sobre oncologia em São Paulo em datas próximas ao dia da da tragédia. O mais próximo será o XXV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica e ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 7 e 8 de novembro de 2024.
Também não encontramos nenhuma ligação entre as vítimas desse acidente e a chamada “pílula do câncer“, um tipo de fosfoetanolamina sintética que foi distribuída em 2015 como uma suposta cura para o câncer, mas que acabou se mostrando ineficaz. Uma das maiores fraudes da história!
Boato requentado
Essa não foi a primeira vez que um acidente aéreo é usado para disseminação de teorias conspiratórias desse tipo. Em 2014, desmentimos aqui no E-farsas o boato que afirmava que o acidente da Malaysian Airlines teria matado 100 pesquisadores que estavam indo divulgar a cura da AIDS em um congresso. Na verdade, havia “apenas” 6 pesquisadores no avião que caiu em 2014 (e não 100 como espalhado na época) e apesar da grande perda para o mundo das pesquisas sobre a AIDS, nenhum dos mortos estava levando a descoberta da cura para essa doença e a 20ª Conferência Internacional sobre a AIDS foi realizada normalmente.
Conclusão
Não é verdade que o avião que caiu em Vinhedo em agosto de 2024 estava levando 15 médicos oncologistas com a cura para o câncer!