A miss Venezuela se banhou com sangue em protesto contra o governo?
Eleita a mulher mais bonita da Venezuela, miss teria estourado bolsas de sangue em seu próprio corpo em protesto contra o governo ditatorial de seu país! Será que isso é verdade?
O vídeo surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de agosto de 2024 e mostra uma mulher com um vestido amarelo e azul no que parece ser uma festa de premiação. Em meio aos aplausos, ela retira duas bolsas com um líquido vermelho, os estoura e se suja com algo semelhante a sangue, antes de ser retirada por seguranças.
O texto que acompanha o vídeo afirma que a moça é a miss Venezuela e que o “banho de sangue” seria uma forma dela protestar contra o governo venezuelano.
Será que essa história é verdadeira ou falsa?
Verdade ou mentira?
O Miss Venezuela é um concurso de beleza criado em 1952 que, assim como em vários outros países, escolhe as representantes que irão disputar os títulos de Miss Universo, Miss Beleza Internacional e Miss Mundo. A última edição da versão venezuelana do concurso ocorreu em outubro de 2023, e deu o título de Miss Venezuela para Ileana Márquez, a primeira mãe a ganhar a coroa naquele país.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas A Miss Venezuela fez um protesto contra o governo do seu país? Descubra aqui!
Procuramos nas redes sociais de Ileana alguma menção à situação política em seu país e não encontramos nada a respeito.
Compare a foto da Miss Venezuela, à esquerda, com a moça que aparece no vídeo do protesto:
Sabendo que a moça do vídeo não é a miss Venezuela (a de 2023, com certeza não é), tentamos encontrar a identidade da manifestante e encontramos o contexto do vídeo. Trata-se de um fato ocorrido no dia 21 de maio de 2023, no Festival de Cannes, realizado na França.
Conforme noticiado na ocasião, uma mulher até então não identificada protestou contra a guerra na Ucrânia, jogando sangue falso em seu próprio corpo, na frente das câmeras, sendo retirada do tapete vermelho por seguranças.
Pesquisando um pouco mais, chegamos à identidade da manifestante: a influencer ucraniana 🇺🇦Ilona Chernobai. No seu perfil do Instagram podemos ver o momento de outro ângulo:
Ver essa foto no Instagram
Na postagem, a moça explica que as cores de seu vestido são as mesmas da bandeira ucraniana!
Conclusão
A mulher que aparece jogando sangue falso no corpo não é a miss Venezuela! Trata-se da influenciadora digital Ilona Chernobai, que protestou contra a guerra na Ucrânia em cerimônia no festival de Cannes, na França, em 2023!