Gigante é flagrado em São Tomé das Letras! Será verdade?
Vídeo mostra um ser humanoide gigante em um morro na cidade mineira de São Tomé das Letras! Será que isso é verdade mesmo?
O vídeo tem menos de 1 minuto de duração e já foi visto milhões de vezes desde a sua publicação nas redes sociais, na segunda semana de setembro de 2024. Nele podemos ver um grupo de pessoas aparentemente espantadas com um homem gigante que aparece em cima de um morro.
De acordo com o texto que acompanha as imagens, o flagrante teria ocorrido em São Tomé das Letras, Minas Gerais.
Será que essa história é real?
@evertonguarnieri6 gigante avistado em São Thomé das letras.gigante ou ilusão de ótica?#saothomedasletras #gigante
Verdade ou mentira?
O vídeo é real, mas não se trata de um gigante!
Em primeiro lugar, não existem, nunca existiram e nunca existirão gigantes! Por uma questão de Física, é impossível para um gigante humanoide (caso existisse) se apoiar em seus próprios ossos.
Imagine só um gigante com 10 metros de altura, por exemplo (algo em torno de 5 ou 6 vezes maior que um humano normal, mas vamos arredondar para 5) e que seu corpo fosse proporcional ao nosso. O peso desse ser fictício seria 125 vezes maior do que a de um humano, mas as áreas do seu corpo seriam “apenas” 25 vezes maiores.
Não tiramos esse cálculo do nada! Estamos nos valendo da lei do quadrado-cubo, elaborada por Galileu Galilei no século XVII onde a densidade é igual à massa dividida pelo volume. Ou seja, para cada “esticada” do nosso gigante, sua área é aumenta ao quadrado, como explicado aqui. Em termos de pressão, seus ossos teriam que aguentar 5 vezes mais que o normal, pois a área dos ossos aumentou 25 vezes, mas o peso – como já dissemos – aumentou 125 vezes.
Resumindo: quanto maior o gigante, maior a pressão sobre as pernas. Ele poderia crescer somente até que seus ossos fossem esmagados pelo seu próprio peso!
Para se aguentar de pé, nosso personagem gigante teria que desenvolver um esqueleto totalmente diferente do nosso. O que, definitivamente, não é o que acontece no vídeo que viralizou em setembro de 2024, pois nele podemos ver um homem normal (segurando um aparelho de celular normal).
Outras provas da impossibilidade da existência de gigantes são os sistemas respiratórios e circulatório. Enquanto o coração não daria conta de fazer o sangue circular por todo o corpo, o pulmão conseguiria armazenar um volume de ar 125 vezes maior, mas a absorção do oxigênio pelo organismo seria 5 vezes menor em proporção. Isso aconteceria porque a oxigenação, que se dá pelas paredes do pulmão, teriam apenas 5 vezes a área dos pulmões de tamanho normal.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
Voltando ao caso do “gigante de São Tomé”, as imagens foram gravadas por Everton Guarnieri, na cidade mineira de São Tomé das Letras, durante um fim de tarde. Segundo o autor do vídeo, não houve edição na gravação, apenas um zoom, e isso criou a ilusão:
@evertonguarnieri6 pro vídeo não ficar muito grande vou dividir em 2 partes #saothomedasletras #gigante
Vamos comparar essa ilusão com uma peça pregada por um fotógrafo norte-americano chamado Kyle Houck, em 2020. Na ocasião, um de seus vídeos fez enorme sucesso mostrando o que parecia ser um humano gigante dançando no topo do Mount Lee, na Califórnia:
@kyle_houck I swear this guy’s been doing this all day 👀 @tuckerdoss #fyp #foryou #comedy danceinspired by @motokimaxted
Após milhões e milhões de visualizações, Kyle revelou que pediu a um amigo subir ao topo do morro para que ele o filmasse com um zoom, do quintal de sua casa:
@kyle_houck This is the story of how I made a viral TikTok 📈 w/ @tuckerdoss #chinesenewyear #foryou #fyp #moreyouknow
Conclusão
O vídeo que mostra um gigante em São Tomé das Letras é apenas um humano normal, filmado pelo zoom de um aparelho de celular normal, dando a impressão de que ele era muito maior que o normal!