O ex-ministro Silvio de Almeida foi indicado ao Conselho da ONU?
É verdade que o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida vai ganhar um cargo na ONU para não expor os podres do governo Lula?
A afirmação se espalhou em grupos do WhatsApp na segunda semana de setembro de 2024 e denuncia um acordo que teria sido feito entre o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida – demitido do cargo sob acusações de assédio – e o presidente Lula.
Segundo que o foi disseminado, Almeida teria ameaçado expor os podres do governo Lula e teria ganhado um cargo no Conselho de Segurança da ONU para ficar calado.
Será que isso é verdade?
Verdade ou mentira?
A alegação foi deturpada a partir de uma notícia real, mas não é verdadeira!
O texto compartilhado se baseia em uma publicação feita pelo jornalista Lauro Jardim no site do jornal O Globo, no dia 7 de setembro de 2024. Na manchete, Jardim diz:
“Indicação de Silvio Almeida à espera de aprovação para compor Conselho da ONU”
No entanto, no corpo da matéria, o jornalista explica que não se trata de uma indicação feita para o ex-ministro e, sim, de uma indicação de um nome que Silvio Almeida fez quando ainda era ministro.
Almeida havia indicado Alessandra Devulsky, diretora jurídica do Instituto Luiz Gama, associação civil presidida por Almeida antes de assumir o ministério. Segundo apuração de Lauro Jardim, o nome sugerido pelo agora ex-ministro ainda continua em espera para ser aprovado na eleição que ocorrerá no dia 11 de outubro de 2024.
Conclusão
Não é verdade que o ex-ministro Silvio Almeida ganhou um cargo na ONU para não denunciar os podres do governo Lula!