Foto vazada de Imane Khelif sem camisa prova que ela é homem! Será?
Imagem espalhada nas redes sociais mostra a boxeadora argelina Imane Khelif sem camisa e mostra que ela é um homem! Será verdade?
A boxeadora argelina Imane Khelif, alvo de inúmeros boatos durante a sua participação nas Olimpíadas de 2024, novamente tem sua imagem disseminada na web e gera controvérsia. Acusada de trapacear nos jogos olímpicos por supostamente competir no boxe feminino sendo um homem transgênero, agora teria que responder a uma prova irrefutável: uma foto sua sem camisa teria vazado na segunda quinzena de setembro de 2024 nas redes sociais, comprovando que ela é mesmo um homem!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Essa não é a primeira vez que a atleta argelina é vítima de boatos maldosos a seu respeito na web. Já desmentimos aqui no E-farsas a falsa alegação de que Imane Khelif seria um homem e, por isso, não poderia ter competido nas Olimpíadas de Paris no boxe feminino. Na ocasião, explicamos que a afirmação era infundada por vários motivos e, dentre eles, é que a mudança de gênero é proibida na Argélia.
Caso a boxeadora fosse mesmo transgênero, certamente teria que se mudar de seu país natal!
Mas voltando à foto compartilhada como sendo da atleta, trata-se de uma imagem gerada por inteligência artificial.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas FOTO DA IMANE KHELIF É FAKE!
Apesar das ferramentas que usam redes generativas para criar imagens estarem cada vez mais avançadas, esses softwares ainda apresentam algumas falhas visíveis a olho nu, como esse rosto esquisito ao fundo, segurando uma placa com caracteres ilegíveis:
Nesse outro detalhe, podemos notar falhas na mão do sujeito:
Comparando o rosto da imagem com fotos reais da lutadora, é possível identificar várias diferenças, como o nariz e a orelha:
E aqui, os joelhos. Bem diferentes:
Através de busca reversa da imagem, chegamos à sua origem: o perfil @MidjourneyPorn, no Twitter. Na publicação feita no dia 24 de agosto de 2024, os responsáveis pela conta deixaram bem claro que se trata de uma imagem criada por inteligência artificial e, inclusive, postaram outras obras geradas da mesma forma:
Conclusão
A foto que mostra a lutadora argelina Imane Khelif sem camisa foi gerada com softwares de inteligência artificial!
Obs.: Essa checagem só foi possível graças a uma falha do Twitter, que liberou o acesso à rede social no território brasileiro no dia 18 de setembro de 2024. Segundo a plataforma, a falha já foi corrigida e o Twitter voltou a ficar inacessível para os brasileiros!