Boulos ultrapassou Marçal às 18:45, mesma hora que Dilma ultrapassou Aécio nas eleições?
É verdade que o candidato Guilherme Boulos ultrapassou Pablo Marçal no mesmo momento que a Dilmar ultrapassou Aécio Neves na apuração dos votos?
A alegação começou a circular na segunda semana de outubro de 2024, e levantaria uma dúvida em relação ao processo de apuração dos votos dos candidatos à Prefeitura de São Paulo. Segundo o que se espalhou, Guilherme Boulos teria ultrapassado seu concorrente Pablo Marçal em quantidade de votos exatamente às 18h45 e essa seria a mesma hora em que a então candidata à Presidência Dilma Rousseff teria ultrapassado Aécio Neves nas eleições de 2014. A postagem também pontua que o mesmo “fenômeno” teria ocorrido nas eleições presidenciais de 2022, quando Lula teria ultrapassado Jair Bolsonaro, exatamente às 18h45!
Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou mentira?
Antes de iniciar a checagem, é preciso reconhecer que coincidências são dados que podem ser forçados para acontecer. Ou seja, o nosso cérebro é “configurado” para reconhecer padrões e, muitas vezes, os encontra onde eles não existem.
Fizemos um vídeo sobre o assunto e você pode assistir abaixo:
Em relação à afirmação sobre a hora em que os candidatos mudaram de posição em apurações, vamos verificar cada uma delas.
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas BOULOS ULTRAPASSOU MARÇAL ÀS 18H45?
A então candidata Dilma Rousseff ultrapassou o concorrente Aécio Neves na apuração do segundo turno das eleições presidenciais em 2014, às 19h32, quando passou a ter 50,05% dos votos apurados contra 49,95% do oponente. Inclusive, essa informação já está na própria colagem de gráficos compartilhada nas redes sociais.
O dado pode ser conferido no site do TSE ou nessa reportagem do portal G1:
Quanto à apuração do segundo turno entre o então presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Lula, a ultrapassagem ocorreu às 20h02, conforme apontado pelo TSE:
A desinformação disseminada também erra ao afirmar que Boulos teria ultrapassado o ex-coach Pablo Marçal às 19h32. Na verdade, a “virada” ocorreu às 18h40:
Conclusão
Não é verdade que candidatos de diferentes eleições ultrapassaram seus adversários na apuração de votos exatamente na mesma hora!