Estranha criatura encontrada em uma cama de hotel! Será verdade?
Vídeo mostra uma criatura quadrupede com feições humanas rastejando em uma cama. Seria essa a prova da existência do ser mitológico Tokoloshe?
As imagens começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de novembro de 2024 e rapidamente alcançaram milhões de visualizações. Nelas podemos ver uma estranha criatura com feições humanas em cima de uma cama, assustada e tentando fugir da luz de uma lanterna.
Algumas publicações sugerem que o bicho seria a prova definitiva de que o Tokoloshe, ser mitológico africano, existe mesmo.
Será que isso é verdade ou mentira?
@txrek_ He loves play time 🥰 #creatures #weirdcore #creepy #skinwalkerranch
Verdade ou mentira?
Submetemos alguns trechos do vídeo a ferramentas de detecção de imagens geradas por inteligência artificial, como a AI Image Detector, que calcularam as probabilidades desse vídeo ser falso. Os resultados giram em torno de 74% de chances dessas imagens terem sido criadas por inteligência artificial:
Outras falhas no vídeo denunciam a fraude, como – por exemplo – as patas do animal, que mudam de formato a todo momento, além da textura do lençol da cama se alterar ao longo da gravação:
Resumo em vídeo
Assista ao resumo dessa checagem em vídeo:
@efarsas A VERDADE SOBRE A CRIATURA FLAGRADA EM CAMA DE HOTEL! #fakenews
Origens
O Tokoloshe é uma figura lendária do folclore africano, especialmente nas tradições zulu e xhosa, e é geralmente retratado como um ser pequeno que fica invisível ao ingerir uma pedra. Segundo o que diz a lenda, ele é invocado para assustar crianças ou prejudicar outros. Acredita-se que ele tenha o poder de causar doenças e, em algumas versões da lenda, até mesmo a morte.
No entanto, como toda lenda, essa criatura não existe na vida real e o vídeo foi claramente gerado por inteligência artificial.
A primeira publicação dessas imagens foi feita no dia 10 de novembro de 2024, no perfil do artista digital Tarek, especilaista em computação gráfica:
Ver essa foto no Instagram
Abaixo, outra criação do mesmo artista:
Ver essa foto no Instagram
Conclusão
O vídeo que mostra uma criatura com feições humanas é falso e foi gerado por softwares com inteligência artificial!