Retrospectiva 2024: ESPORTES
É claro que o mundo dos esportes não ficou de fora dos criadores de fake news e, 2024! Relembre conosco algumas das notícias esportivas falsas este ano.
Assista ao resumo dessa matéria em vídeo:
Imane Khelif participou do boxe feminino nas Olimpíadas mesmo sendo uma mulher trans?
A boxeadora argelina Imane Khelif foi uma das maiores vítimas de fake news de 2024.
Durante as olimpíadas ela foi acusada de ser homem e de estar competindo em desigualdade com mulheres.
No entanto, Imane Khelif não é uma mulher transgênero! A atleta nasceu em 1999 como uma menina.
E mesmo que fosse homem, a mudança de gênero é proibida na Argélia. As leis de lá são extremamente homofóbicas e transfóbicas, proibindo e punindo com rigor qualquer atividade que possa ser considerada “indecente”.
Imane Khelif participou do boxe feminino nas Olimpíadas mesmo sendo uma mulher trans?
Em setembro de 2024, surgiu uma foto da atleta sem camisa provando que ela é mesmo um homem. Só que essa imagem é falsa e foi criada pelo perfil @MidjourneyPorn, no Twitter.
Foto vazada de Imane Khelif sem camisa prova que ela é homem! Será?
Nadadores olímpicos são filmados em meio ao lixo no rio Sena! Será verdade?
Ainda falando de olimpíadas, surgiu em agosto de 2024 um vídeo de nadadores olímpicos posando para selfies no rio Sena, em Paris, rodeados de lixo, demonstrando que o rio que banha a capital da França está completamente poluído!
É verdade que algumas provas de nado no rio Sena foram canceladas durante as Olimpíadas, após testes comprovarem que os níveis de coliformes fecais estavam muito acima do aceitável pelas federações desportivas. No entanto, o vídeo compartilhado foi criado com ferramentas de inteligência artificial pelo perfil Illusions Maker, no TikTok.
Nadadores olímpicos são filmados em meio ao lixo no rio Sena! Será verdade?
Jogador de basquete faz bola se teletransportar! Falha na Matrix ou montagem?
E esse vídeo, compartilhado em outubro de 2024, mostra um passe de bola inacreditável feito pelo jogador de basquete norte-americano Draymond Green, do time Golden State Warriors, ao seu parceiro Klay Thompson. O que chama a atenção no lance é que a bola parece desaparecer das mãos de um atleta, indo parar nas mãos do outro, como se tivesse acontecido ali o fenômeno do teletransporte!
As imagens são reais, mas não houve nenhum fenômeno sobrenatural ali. A jogada foi retirada de um jogo realizado em janeiro de 2022, no estádio Chase Center, em São Francisco (Califórnia), com os Warriors jogando em casa contra o time dos Atlanta Hawks.
De outros ângulos dá para ver que o jogador Klay Thompson tampou a visão da bola, que quicou no chão.
Jogador de basquete faz bola se teletransportar! Falha na Matrix ou montagem?