A Cemig liberou a geração de energia solar somente à noite?
É verdade que a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) liberou a geração de energia solar somente no período noturno?
A notícia ganhou força em compartilhamentos nas redes sociais nas redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2025, sendo espalhada também através das redes sociais. De acordo com o texto disseminado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) teria proibido a geração de energia solar entre as 5 da manhã e 19 horas, liberando para o consumidor a captação enérgica apenas no horário noturno, quando não há raios solares!
Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “CEMIG AFIRMA QUE CLIENTE SÓ PODERÁ GERAR E INJETAR ENERGIA SOLAR A NOITE!!! DESDE QUANDO EXISTE SOL ENTRE 19HS E 5HS DA MANHA? E AINDA TEM GENTE QUE DEFENDE A PORCARIA DO ESTADO E DO GOVERNO. RIDÍCULO.” (foto: Reprodução/Twitter)
Verdade ou mentira?
A notícia que se espalhou na segunda quinzena de fevereiro se baseia em uma publicação feita no site Diário do Aço, no dia 17 de fevereiro de 2025, sobre uma denúncia feita por um leitor sobre norma que teria sido promulgada pela Cemig proibindo a geração de energia solar durante o dia, estendendo a proibição para a injeção da energia excedente na rede de distribuição.
No mesmo dia, às 20h, o site fez uma grande atualização na matéria, acrescentando uma explicação da assessoria de comunicação da empresa de energia:
“A Cemig esclarece que a produção de energia via geração distribuída no modelo solar se dá no período do dia, com incidência do sol. A Cemig faz, após o pedido de conexão, uma análise se a rede local comporta a ligação de um novo ponto de geração. Nos casos em que a rede não suportar, há risco de inversão de fluxo, que é uma geração maior do que o consumo demandado. Nessas situações, o solicitante pode armazenar a energia gerada, e utilizar no período noturno. Dessa forma, tendo em vista a segurança do sistema elétrico, a Cemig segue a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso posto, não existe geração de “energia lunar”. Entre as consequências da inversão de fluxo, destacam-se a sobrecarga nos transformadores das subestações, interrupção no fornecimento de energia, sobretensão nas redes de distribuição, redução da vida útil e danos nos equipamentos da rede elétrica, comprometendo seriamente a qualidade de fornecimento aos clientes. Importante reforçar que a Cemig, que é líder nacional em conexões de geração solar, ligou aproximadamente 308 mil instalações à sua rede elétrica, com potência instalada de cerca de 4,3 GW. Esse número mostra o esforço da companhia, que é a responsável por conectar toda essa energia ao sistema e distribuir aos consumidores.”
Em resumo, a Cemig explicou em sua nota que a geração de energia solar se dá durante o dia e que essa história de liberação de energia solar somente à noite é falsa. A empresa, contudo, disse que houve uma recomendação para que os consumidores evitem enviar a energia excedente na rede elétrica em grande fluxo, sob o risco de sobrecarregar o sistema.
A companhia publicou um vídeo explicativo em seu perfil no Instagram:
Ver essa foto no Instagram
O Diário do Aço corrigiu a matéria no mesmo dia 17.
Conclusão
Não é verdade que a Cemig liberou a geração de energia solar somente de noite!
