Conspirações
Vaticano libera foto da Virgem Maria abraçando o papa!
Demos uma pesquisada a respeito dessa imagem que teria sido tirada em 1981, mas só teria sido liberada pela Igreja depois da morte do Sumo Pontífice. Será que a foto é verdadeira ou falsa?
Encontramos postagens dessa história em 2007, mas é possível que ela já circule pela web muito antes disso. Uma foto mostra um senhor muito parecido com líder da Igreja Católica João Paulo II. Ao seu lado, como que lhe abraçando, a imagem de uma santa.
O texto que acompanha a fotografia afirma que tal foto foi tirada por um dos seguranças no momento em que o papa sofreu um atentado a bala, em 1981. Ainda, de acordo com o texto, a santa só apareceu nitidamente na foto depois de que vários estudiosos e especialistas do mundo todo conseguiram melhorar a qualidade da imagem.
Para muitos, um verdadeiro milagre!
A imagem que estamos falando é essa:
Verdadeiro ou farsa?
Em primeiro lugar, é preciso explicar aqui novamente que a intenção do E-farsas nunca foi falar dessa ou daquela religião. Apenas pesquisamos o que recebemos por e-mail e tentar descobrir se aquilo é verdade ou não. Cada um tem a sua religião e muitos nem tem! Respeitamos a todas e todos.
Voltando à análise da tal foto, vamos tentar nos colocar no momento do atentado sofrido por João Paulo II. No dia 13 de maio de 1981, um pouco depois das 17h, o papa foi atingido por 2 disparos vindas de uma pistola 9mm do estudante turco Mehmet Ali Agca. O atentado não foi mortal e, depois de ficar internado por 22 dias, João Paulo II teve alta. Sua saúde nunca foi a mesma…
Como os tiros foram dados no meio do público, fica muito difícil imaginarmos como e por que um dos seguranças do Vaticano preferiu tirar uma foto a tentar reestabelecer a ordem no rebuliço que se formou no momento do crime. De qualquer forma, a foto abaixo foi tirada por um repórter, minutos após João Paulo ter sido atingido:
Notem que há muita diferença entre as imagens.
Em entrevista ao site de língua inglesa Truth or Fiction, o professor Joaquín Navarro Valls – citado na história como um porta-voz da Santa Sé (que teria certificado a legitimidade da imagem) – explicou que “a tal fotografia que circula por aí não veio do Vaticano nem foi tirada por nenhuma das pessoas da segurança próximas a João Paulo II no dia que o papa foi baleado”.
De fato, não nada que prove a teoria de que a foto tenha sido liberada pelo Vaticano.
A foto milagrosa
Uma rápida busca pela web mostra que a foto é, na verdade, um quadro pintado à mão. Isso mesmo! A tal foto – que muitas correntes que são espalhadas pela web há anos afirmam se tratar de uma foto – é um trabalho de um artista, de um pintor.
Uma réplica do quadro pode ser adquirida por US$ 99.95 no site do Santuário da Nossa Senhora de Czestochowa, na Pensilvânia – EUA.
Duas teorias
a) Alguém deve ter copiado essa imagem (ou outra semelhante) e, aplicando alguns ajustes de altura e cor, espalhou a história na web!
b) Alguém deve ter visto a foto real do milagre (que teria sido liberada pelo Vaticano) e resolveu pintar um quadro inspirado nela.
Como não há nenhuma evidencia de que a foto tenha sido mesmo liberada pelo Vaticano (nenhum link, nenhuma entrevista, nenhum documento) e, além disso, temos o testemunho do próprio Joaquín Navarro Valls, ficamos com a primeira hipótese.
Conclusão
A foto milagrosa não é uma foto. Trata-se de uma pintura feita à mão por um artista talentoso.
Sites citados