Viral
Campanha “Perdi meu amor na balada” era um viral da Nokia
Campanha iniciada na web de um rapaz à procura de uma moça que conheceu na balada mobilizou as redes sociais, mas era só uma propaganda de um celular.
No dia 10 de julho de 2012, o usuário do Youtube Daniel Alcântara postou um vídeo onde ele se queixa de ter perdido o telefone da moça que ele havia conhecido em uma balada, dias antes. Fernanda, a moça, teria anotado o telefone dela em um papel e entregado ao rapaz, que acabou perdendo o numero.
O vídeo apesar de parecer amador apresentava uma ótima qualidade e, em uma semana, já tinha atingido a marca de 750.000 visualizações! Todos pareceriam querer ver o rapaz se lamentando de ter se desencontrado de Fernanda (ele ficou sabendo somente o primeiro nome da garota) e pedindo ajuda para que os internautas lhe ajudassem a reencontrar o seu amor. Dá uma olhada aí:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/OgCwDe-ZC3g” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Além do vídeo, Daniel também criou uma página no Facebook para que os internautas pudessem lhe ajudar na busca incessante da garota. A fanpage alcançou 100.000 “curtidas” em pouco tempo.
Curiosidade e várias teorias
É claro que tanto barulho atiçou a curiosidade de muita gente e o viral ganhou destaque em vários sites especializados em mídias online. O blog Comunicadores, por exemplo, passou a acompanhar o caso na web e durante essa semana chegou a especular se o vídeo do rapaz desesperado seria uma propaganda da Casa 92 – uma casa de shows que fica em São Paulo e onde, supostamente, Daniel a teria conhecido -, pois o nome da casa foi citada uma vez no filme.
Outra possibilidade levantada por muitos seria que o vídeo fosse um viral para o site de encontros Segunda Chance. Um dos primeiros comentários no vídeo no Youtube foi de alguém sugerindo Daniel a procurar a tal Fernanda nesse site. Em entrevista ao blog “Aposentei e agora?”, Vinicius Aranha – o criador do Segunda Chance – explicou que o vídeo não tem nada a ver com seu site, mas que a ação de Daniel Alcântara na web acabou ajudando no seu negócio.
Mais um vídeo
Três dias depois, Daniel posta mais um vídeo mostrando a sua tentativa frustrada de encontrar a moça seguindo uma dica que teria sido enviada para ele em sua fanpage. O segundo vídeo teve “apenas” 100.000 visualizações.
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/_d4C13w1UVk” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Farsa revelada
No dia 17 de julho, a história foi revelada. O último filme da série mostra que tudo não passou de uma propaganda da fabricante de celulares Nokia para promover seu novo aparelho Pure View 808. A empresa quis mostrar com a campanha que os 41 megapixels da câmera do aparelho ajudam (e muito) em vários momentos importantes.
No vídeo, outro ator interpreta um internauta, que também estava na mesma balada e – por coincidência – tirou uma foto do papel onde estava anotado do telefone da tão procurada garota!
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/aA31u-nCMq0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]
O tiro pela culatra?
Muita gente se sentiu enganada pela empresa. No Youtube, foram mais de 1100 “não gostei” contra apenas 379 “gostei”, além dos inúmeros comentários de usuários descontentes com o final inesperado da campanha.
Como mostrado na versão online da revista Istoé Dinheiro, a Nokia sofreu críticas pesadas por causa do “Perdi meu amor na balada”. No entanto, o termo “Nokia” foi um dos assuntos mais comentados do Twitter no dia 17 e isso, é claro, ajuda a divulgar ainda mais a marca. Em entrevista à Istoé, a Nokia se diz satisfeita com a repercussão do viral.
A campanha foi feita pela agência Na Jaca e André Alcântara é um dos sócios e foi o ator principal da peça.
Conclusão
O vídeo é falso! Faz parte de uma campanha de marketing para a divulgação de um novo parelho celular da Nokia.
- Página do viral no Facebook
- Comunicadores
- Aposentei e agora?
- Revista Istoé Dinheiro
- Agência Na Jaca
- Nokia se diz satisfeita com o resultado do viral