Animais
Aplicativos para espantar insetos realmente funcionam?
Será que os softwares para celular que prometem espantar insetos realmente funcionam ou são apenas enganação? Demos uma pesquisada na web, veja o que descobrimos!
Com a popularização dos celulares cheios de recursos, várias empresas e programadores autônomos começaram a disponibilizar na web (de forma gratuita ou não) diversos aplicativos que prometem ajudar ao usuário.
Esses pequenos softwares podem ser comprados ou, em alguns casos, podem ser baixados gratuitamente e instalados nos smartphones para auxiliarem no uso dos aparelhos. São aplicativos para ajudar na digitação de textos, retoque em fotografias digitais, editores de sons, etc…
No meio de tantas ferramentas, uma despertou a atenção de vários leitores do E-farsas: São os repelentes de insetos digital!
Isso mesmo! Empresas disponibilizam aplicativos que prometem espantar os inconvenientes insetos próximos ao usuário de um smartphone. De acordo com os fabricantes, o som emitido pelos aplicativos afugentam os pernilongos, mosquitos e outros bichinhos!
Mas será que esses softwares funcionam mesmo?
Será que isso é verdadeiro ou farsa?
É farsa! Os aplicativos que prometem espantar mosquitos e pernilongos não funcionam!
Pelo menos é o que afirmam alguns estudos divulgados essa semana na web e confirmados há anos por diversos estudiosos no assunto. Em entrevista ao site Buzzfeed, o Dr. Roger Gold – professor de entomologia da Universidade Texas A&M – explica que ele e sua equipe estudaram por duas décadas se havia alguma relação do som com a eliminação dos insetos e chegou a essa conclusão: Comprar esse tipo de repelente é jogar dinheiro fora!
A equipe do Dr. Roger fez uma série de testes, expondo vários mosquitos a diversos tipos de som: subsônico, ultrassônico, audível e nenhum deles sequer incomodou os insetos! Os testes também incluíram tentativas com os famosos softwares que prometem repelir os animais através do smartphone e também não obtiveram sucesso!
Origem da lenda
Não dá para saber com certeza quando e onde surgiu essa história, mas o próprio Dr. Roger arrisca um palpite. Segundo ele, o “culpado” seria o exército americano. Os militares de lá perceberam que não havia nenhum bichinho próximo às sirenes que alertavam sobre ataques aéreos. Na verdade, os insetos fugiam das sirenes por causa da explosão de energia liberada pelas sirenes, mas muitos acharam que era o som que afastava os bichos.
Daí, a crença se espalhou e muitas empresas começaram a ganhar dinheiro com um produto que não funciona!
Outros estudos
O Dr. Roger Gold não é o único a afirmar que repelentes sônicos e/ou sonoros são ineficazes. Aqui no Brasil, o Professor Doutor Eduardo Novaes Ramires, da Universidade Tuiuti do Paraná, também é categórico: Depois de estudar por mais de 18 anos esses dispositivos, pode afirmar com certeza que nenhum deles funciona!
À mesma conclusão chegaram estudos feitos na Universidade da Florida – EUA, além de muitos outros como os da Dra. A. Ali Enayati, professora de entomologia médica da Universidade Mazandaran de Ciências Médicas da Sari, no Irã. Em 2007, a Doutora analisou 10 estudos realizados na América do Norte, na Rússia e na África. Em todos os testes, ficou provado que não houve diferença no número de mosquitos que pousaram sobre as partes do corpo nu dos seres humanos com ou sem um repelente sônico/sonoro.
Em 1996, Wayne J. Crans, Professor Associado de Pesquisa em Entomologia da Universidade Rutgers – em Nova Jersey, EUA -, também analisou diversos estudos a respeito da ineficácia dos repelentes sonoros para insetos.
Outros estudos que comprovam a farsa dos repelentes sonoros no Living With Bugs, no Pennsylvania’s West Nile Virus Control e no Alphamon.
Testes fora do laboratório
Longe do meio acadêmico, alguns internautas também resolveram testar se os apps que prometem repelir insetos realmente funcionam. Dá só uma olhada nesses dois vídeos a seguir:
[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”http://www.youtube.com/embed/1NeyYnk3P2k” frameborder=”0″ allowfullscreen]
…e aqui:
[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”http://www.youtube.com/embed/mkTEJq4AptU” frameborder=”0″ allowfullscreen]
Conclusão
Os softwares que prometem espantar e repelir insetos não funcionam. Compra-los é jogar dinheiro fora!
Sites citados
- Dr. Roger Gold
- Buzzfeed
- Pragas – Prof. Dr. Eduardo Novaes Ramires
- Universidade da Florida
- Science Daily
- Universidade Rutgers
- Living With Bugs
- Pennsylvania’s West Nile Virus Control
- Alphamon